Filme filipino com mais de 5 horas de duração vence o Festival de Locarno

Obra de Lav Diaz conquistou Leopardo de Ouro, maior distinção do evento suíço de cinema

por AFP 16/08/2014 14:39

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Sine Olivia Pilipinas/Divulgação
(foto: Sine Olivia Pilipinas/Divulgação)
O filme do filipino Lav Diaz, "Mula sa kung ano ang noon" ("From What Is Before"), de cinco horas e meia de duração, ganhou neste sábado, 16, o Leopardo de Ouro, a maior distinção do Festival de Locarno, celebrado todo verão nesta pequena cidade suíça às margens do lago Mayor.

O filme conta a história de um povoado isolado nas Filipinas em 1972, durante a ditadura de Ferdinand Marcos, onde coisas estranhas acontecem: são ouvidos gemidos vindos da floresta, vacas são massacradas, um homem ensaguentado aparece em um cruzamento rodoviário e casas se incendeiam, em um momento em que se multiplicam as operações militares e milícias impiedosas controlam as áreas rurais.

O Prêmio Especial do Júri foi concedido ao filme americano "Listen up Philip", de Alex Ross Perry. O Leopardo de melhor direção foi para o português Pedro Costa com "Cavalo Dinheiro". O prêmio de melhor ator ficou com o russo Artem Bystrov, pela interpretação em "Durak" ("The Fool"), de Yury Bykov, e o de melhor atriz ficou com a francesa Ariane Labed, por "Fidelio, L'Odyssée d'Alice", de Lucie Borleteau.

 

Confira trailer do filme que conquistou Locarno:

 

MAIS SOBRE CINEMA