Sesc exibe '8½' de Fellini em sessão gratuita nesta quarta-feira

Filme de 1963 estrelado por Marcello Mastroianni é marcado por referências autobiográficas do cineasta; obra deu origem ao musical 'Nine', levado aos cinemas em 2009

por Bossuet Alvim 13/08/2014 14:55

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Francinex/Divulgação
Mastroianni vive Guido, personagem que traduz anseios artísticos do próprio Fellini à época (foto: Francinex/Divulgação)
Criação equilibrada entre autobiográfico e metalinguagem, '8½' de Federico Fellini ganha sessão especial nesta quarta-feira, 13, em Belo Horizonte. Lançado em 1963, o longa dramático apresenta um cineasta em crise de bloqueio criativo. Marcello Mastroianni dá vida ao protagonista Guido Anselmi, uma espécie de representação das inquietações artísticas vivenciadas pelo próprio Fellini à época. A obra recebeu o Oscar de Melhor filme estrangeiro e o Bafta de Melhor filme.

 

Sem inspiração, Guido mantém sua equipe na expectativa enquanto finge desenvolver um roteiro, e acaba confrontado com recordações de sua vida e questionamentos sobre a validade de sua obra. O título '8½' faz referência à trajetória de Fellini naquele momento — quando o italiano já havia dirigido oito filmes e dividido a condução de 'Mulheres e luzes' (1950) com Alberto Lattuada. 

 

Na Broadway

A trama de 'Oito e meio' inspirou a criação de 'Nine', musical de Maury Yeston que estreou em 1982 com Raul Julia no papel principal. Vencedor de nove prêmios Tony, a produção foi adaptada para os cinemas em 2009, com Daniel Day-Lewis como Guido e elenco que incluía Marion Cotillard, Penélope Cruz e Sophia Loren.

 

'8½' de Fellini

Exibição do longa de 1963 com Marcello Mastroianni e Claudia Cardinale. Quarta-feira, 13 de agosto, às 19h no Cine Sesc Palladium (Av. Augusto de Lima, 420, Centro). Entrada gratuita com retirada de ingressos 2h antes da sessão. Espaço sujeito a lotação. Informações: (31) 3270-8100. Classificação: 16 anos.

 

Confira trailer de '8½':

 



MAIS SOBRE CINEMA