Confira os dez melhores filmes relacionados à Primeira Guerra Mundial

Conflito que deixou quase 20 milhões de mortos entre soldados e civis chega ao centenário nesta segunda-feira

por Fernanda Machado 28/07/2014 12:06

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Reprodução
Clássico 'O Grande Ditador', de Charles Chaplin, foi eleito o melhor filme que tem relação com a Primeira Guerra Mundial. O filme satiriza a ascenção de Adolf Hitler, na Alemanha, desde o final da Primeira Grande Guerra até a explosão do segundo conflito (foto: Reprodução)
Fazem exatos cem anos desde que o Império Austro-Húngaro declarou guerra à Sérvia, deflagrando o primeiro conflito em escala global da história da humanidade. Motivado pelas tensões políticas na Europa do início do século 20, e tendo como estopim o assassinato do príncipe austro-húngaro Francisco Ferdinando, a guerra envolveu, de um lado, as potências França, o então Império Britânico, Rússia, Itália, Estados Unidos, Japão, entre outros e do outro lado Alemanha, Impérios Austro-Húngaro e Otomano e a Bulgária.

A escalada de violência, concentrada principalmente no continente europeu, e em níveis de destruição nunca antes vistos, acabou por aumentar ainda mais as tensões internas que culminariam mais tarde na Segunda Guerra Mundial. Tal fato também serviu de inspiração para grandes produções para o cinema.

Listamos aqui dez filmes que têm relação com a Primeira Guerra Mundial mais bem avaliados no IMDb, maior base de dados online sobre a indústria do entretenimento, de acordo com votação popular. Confira:

 

1 - 'O Grande Ditador' (1940) - 8,5/10

 

Um dos principais clássicos de Charles Chaplin, primeiro filme falado do gênio do cinema, 'O Grande Ditador' satiriza a ascenção de Adolf Hitler, na Alemanha, desde o final da Primeira Grande Guerra até a explosão do segundo conflito. Na pele de Adenoyd Hynkel, Chaplin se desdobra para explicar suas ambições de guerra enquanto disputa com Benzino Napaloni, sátira do ditador fascista italiano Benito Mussolini, o domínio do mundo. O filme, indicado a 5 Oscars, está disponível completo no YouTube. Assista:

 

 

2 - 'Glória feita de sangue' (1957) - 8,5/10

 

Enquadrado na categoria de filmes anti-guerra, este clássico de Stanley Kubrick conta a história de um general do Exército Francês que após ter suas ordens para uma missão suicida desobedecidas pelos seus soldados, resolve apoiá-los de acusações de covardia. No YouTube,  um trecho legendado de 9 minutos do filme está disponível. Veja:

 

 

3 - 'Lawrence da Arábia' (1962) - 8,4/10

 

Cansado de sua irrelevante rotina de oficial no Egito, o Tenente do Exército Britânico, T. E. Lawrence, pede transferência para a Arábia Saudita, onde passa a lutar ao lado dos árabes, povo do qual é admirador, contra o Império Otomano, durante os combates da Primeira Guerra Mundial. O filme foi vencedor de 7 Oscars. Assista ao trailer:

 

 

4 -'Os Doze Macacos' (1996) - 8,1/10

 

Ficção científica com estrelas renomadas de Hollywood como Bruce Willis e Brad Pitt, 'Os Doze Macacos' conta a história de James Cole (Bruce), um presidiário que participa de um experimento para voltar ao tempo e alertar gerações passadas sobre a devastação que a Terra viria a sofrer no futuro por um virus mortal. Uma das "viagens" de Cole é para o meio de uma batalha da Primeira Guerra Mundial. A produção, baseada no curta francês 'La Jetée', foi indicada a dois Oscars. Confira o trailer:

 

 

5 - 'Uma aventura na África' (1951) - 8/10

 

O filme se passa na África durante a Primeira Guerra Mundial. O aventureiro Charlie Allnut, dono de uma embarcação chamada Rainha da África ('The African Queen' é o título riginal do filme, em inglês), é convencido pela inglesa Rose Sayer a procurar e destruir um navio alemão no antigo Congo Belga. Para isso os dois navegam por águas perigosas do Rio Congo, enfrentando todos os tipos de adversidade. Veja um trecho:

 

 

6 - 'Eterno amor' (2004) - 7,8/10

 

No campo de batalha da Primeira Guerra Mundial, o soltado Maneth (Gaspard Ulliel) é acusado, junto de outros cinco combatentes, de provocar ferimentos neles próprios para deixarem o front de batalha. Os soldados são condenados à morte, mas a notícia não desanima Mathilde (Audrey Tautou), que parte em busca do noivo Meneth, mesmo este sendo considerado morto. O filme foi indicado a dois Oscars. Veja o trailer:

 

 

7 - 'Monty Python - O Sentido da Vida' (1983) - 7,6/10

 

Na tentativa de explicar o sentido da vida, o grupo de comédia inglês Monty Python lança seu terceiro longa. O filme conta com uma série de esquetes sobre fases da vida, do nascimento à morte. Entre eles, uma reflexão sobre a vida durante uma batalha da Primeira Guerra Mundial. Neste trecho do filme o grupo faz uma sátira do papel do Exército na vida, confira:

 

 

8 - 'A invenção de Hugo Cabret' (2011) - 7,6/10

 

A história do pegueno Hugo Cabret (Asa Butterfield), um órfão que vive em uma estação ferroviária na Paris da década de 1930 com um robô quebrado é mudada quando ele faz funcionar o tal robô e inicia uma busca pelos motivos que levaram à morte do seu pai. O filme é uma boa crítica da sociedade europeia no entre-guerras e foi vencedor de cinco Oscars. Assista ao trailer:

 

 

9 - 'Lendas da Paixão' (1994) - 7,5/10

 

O drama épico dirigido por Edward Zwick, com Brad Pitt, conta a história de três irmãos e um pai no interior dos Estados Unidos no início dos anos 1900, que têm sua rotina totalmente mudada pela guerra. O filme foi vencedor de um Oscar. Veja o trailer:

 

 

10 - 'Cavalo de guerra' (2011) - 7,3/10

 

Filme americano dirigido por Steven Spielberg, 'Cavalo de geurra' conta a história do jovem Albert (Jeremy Irvine) e seu cavalo Joey que são separados quando o animal é vendido para a cavalaria do Exército Francês. Ainda jovem para servir as Forças Armadas, Albert decide por conta própria sair para recuperar seu cavalo. O filme foi indicado a seis Oscars e está disponível completo no YouTube. Assista:

 

MAIS SOBRE CINEMA