Batman de Tim Burton faz 25 anos. Relembre a primeira leva de adaptações de HQs

Longa-metragem de 1989 ajudou a difundir e popularizar o gênero entre os espectadores juvenis

por Pedro Leandro 30/06/2014 09:16

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Warner Bros./Divulgação
(foto: Warner Bros./Divulgação)
Quem vê as superproduções de Hollywood como 'Os vingadores' (2012) e 'O homem de aço' (2013) nem imagina que, há não muito tempo, os filmes inspirados quadrinhos eram rodados com efeitos - em sua maioria - artesanais, herança dos tempos de Georges Méliès, pioneiro e inovador dos truques visuais. Nos anos 1970 e 1980, a computação gráfica ainda não tinha a força que tem agora e os truques de câmera e cenário eram limitados. Alguns com resultado excelente até hoje (como o Superman de Christopher Reeve), outros nem tanto. Reunimos alguns dos longas que ajudaram a popularizar o gênero, e transformá-lo no filão poderoso e de bilheterias milionárias. O útlimo 'X-Men', por exemplo, chegou a faturar US$ 702,2 milhões em bilheteria. Confira:

1 - 'Super homem' (1978)
Talvez o primeiro filme de super herói a atingir grande popularidade. O longa de Richard Donner foi um marco também dos efeitos visuais. Pela primeira vez, o voo do Super-Homem se via convincente numa tela grande. Grande parte do sucesso do filme se deve também, claro, à brilhante interpretação de Christopher Reeve, que consegue muito bem alternar entre os momentos triunfantes e a ingenuidade cativante do alter ego Clark Kent.



2 - 'Batman' (1989)
Dirigido por Tim Burton, o longa trazia uma visão mais densa e sombria do herói, que até então só contava com um telefilme de 1966, baseado na série com Adam West. Conta com Jack Nicholson (o Jack, de O iluminado) como o vilão Coringa, em atuação que alguns fãs consideram até melhor do que a de Heath Ledger em O cavaleiro das trevas (2008).



3 - 'Capitão América' (1990)
Uma das primeiras tentativas de transportar o herói americano para as telas, o filme de 1990 pode ser considerado como um exemplo de filme que não deu certo. Os efeitos toscos levaram o filme a ser motivo de piada mesmo em sua época de lançamento. No IMDb, por exemplo, o filme foi rankeado com 3,5 estrelas de um total de 10.



4 - 'Blade' (1998)
Filme que mistura heróis e vampiros, fez a fama de Wesley Snipes, na pele do herói Blade. Contava com o diferencial da violência, explicitando a ambiguidade moral do protagonista.



5 - 'X-Men: O filme' (2000)
O marco zero dos filmes de quadrinhos dos anos 2000. Sem ele, talvez não tivéssemos Vingadores, Homem de ferro e outros filmes tão celebrados. Apesar das limitações tecnológicas da época, o diretor Bryan Singer contava uma história empolgante, com personagens carismáticos como o Wolverine de Hugh Jackman.

MAIS SOBRE CINEMA