Em clima de sexta-feira 13, relembre alguns dos melhores filmes de terror e suspense

Gênero horripila e arrebata gerações há anos

por Diário de Pernambuco 13/06/2014 18:18

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Reprodução
'O exorcista', de 1973, está entre os clássicos do suspense (foto: Reprodução)
É sexta-feira 13, dia em que nossos maiores medos afloram, e criaturas horripilantes invadem nosso imaginário. Inspirados no clima soturno da data, o Viver reuniu algumas das melhores produções cinematográficas do gênero terror/suspense. Como é quase impossível citar todos os filmes icônicos do gênero, selecionamos um representante de cada década, confira:

OS PIONEIROS


1 - Nosferatu (1922)
Uma das pedras fundamentais do gênero no cinema, o clássico do expressionismo alemão assustou muita gente quando foi lançado nos anos 1920. Muitos inclusive citam ele como o primeiro e um dos mais importantes filmes de vampiro. Conta com a cena icônica na qual vemos a silhueta do vampiro subindo uma escadaria.


2 - Drácula (1931)
Dirigido por Tod Browning, que já havia chocado plateias com o filme Freaks, este clássico dos anos 1930 conta com a genial atuação de Bela Lugosi, encarnando o Conde da Transilvânia. Lugosi é celebrado como a encarnação definitiva de Drácula nas telas.


ANOS 1960/1970

3 - Psicose (1960)
Clássico de Alfred Hitchcock, o filme se enquadra mais como suspense do que como terror. Conta com Anthony Perkins como o pacato Norman Bates, que no decorrer do filme se mostra não tão normal assim. O filme gerou discussão na época devido ao plot twist que apresenta no meio da trama, quando a até então protagonista do filme, interpretada por Janet Leigh, é brutalmente assassinada em uma das cenas mais icônicas da história do cinema.


4 - O exorcista (1973)
Dono de uma sinistra música-tema que arrepia até o mais corajoso dos homens, o filme chegou a ser proibido em alguns países devido ao seu alto teor violento. Cenas como a da garota possuída por um demônio girando totalmente a cabeça já tiraram o sono de muita gente.


ANOS 1980/1990

5 - O iluminado (1980)
Filme de Stanley Kubrick, baseado no romance do mestre da literatura de terror Stephen King, O iluminado acompanha Jack, interpretado por Jack Nicholson, e sua família durante estadia em um hotel, que logo se descobre ser habitado por espíritos. A cena clássica de Nicholson, tomado pela loucura, perseguindo com um machado na mão sua esposa e filho é até hoje homenageada e parodiada.


6 - O sexto sentido (1999)
Filme que revelou o então ator mirim Haley Joel Osment, O sexto sentido é muito celebrado por seu clima soturno e seu final surpreendente. Lançado em uma época onde a internet ainda não era tão difundida quanto hoje, o longa viralizou a frase "I see dead people", e surpreendeu milhões de espectadores com seu desfecho inesperado.


ANOS 2000/2010

7 - Madrugada dos mortos (2004)
Refilmagem do filme de 1978. O longa de Zack Snyder é celebrado por trazer de volta o gênero "filme de zumbi" à popularidade de outrora. Com direção inspirada na original do mestre George Romero, Snyder transporta o espectador para a tensão de um grupo de sobreviventes isolados de um ataque zumbi. Conta também com final inesperado.


8 - Invocação do mal (2013)
Quase uma homenagem aos grandes filmes do gênero, no longa percebemos elementos consagrados do gênero, nele pode-se notar influências variadas, como até do já citado O exorcista. O filme acompanha um casal de exorcistas contratado para ajudar uma família atormentada por espíritos.

MAIS SOBRE CINEMA