Johnny Depp deixa as fantasias de lado no thriller Transcendance

O ator, de 50 anos, encarna um cientista que passa a ter o cérebro guiado por um computador pouco antes de sua morte

por AFP 17/04/2014 15:40

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Arquivos Frederic J. Brown/AFP
Johnny Depp na estreia de seu novo filme em Los Angeles, em 10 de abril de 201 (foto: Arquivos Frederic J. Brown/AFP)
Johnny Depp deixa de lado as perucas e acessórios dos últimos anos para estrelar 'Transcendanc'e, um "thriller nanotecnológico e cerebral", segundo seus produtores.

O ator, de 50 anos e que recentemente foi visto em 'Piratas do Caribe', 'Alice no País das Maravilhas' e 'O Cavaleiro Solitário', encarna um cientista que passa a ter o cérebro guiado por um computador pouco antes de sua morte.

Com inteligência humana, a força digital e uma quase imortalidade, o personagem cai rapidamente na tentação de dominar o mundo, o que leva sua esposa, interpretada por Rebecca Hall, ao desespero.

Na apresentação do filme, que estreia nesta quinta-feira,17, nos Estados Unidos e deve chegar aos cinemas brasileiros em 1º de maio, Depp foi extremamente simpático com a imprensa na apresentação do filme.

Questionado sobre o possível interesse nas pesquisas sobre inteligência artificial, o ator foi irônico: "Como eu não tenho inteligência, a única coisa que posso esperar é adquirir de forma artificial ou superficial".

Em seguida, em um tom mais sério, admitiu que "sempre é mais difícil interpretar um personagem próximo de você mesmo fisicamente". "Sempre tento esconder-me porque não suporto minha imagem", revelou.

"Acredito que é importante mudar e fazer com que as coisas sejam mais interessantes para o personagem". Depp disse ainda que o filme não é reduzido apenas aos atores. "Existe a proposta do autor, a visão do diretor e depois você (o ator), com ideias e desejos próprios. É uma colaboração", afirmou.

O ator disse que entendeu que "não precisaria de cabelos rosa, um nariz de palhaço e sapatos de Ronald McDonald" para fazer 'Transcendance'.

O filme tem direção de Wally Pfister, em sua estreia como cineasta, depois de ter trabalhado como diretor de fotografia de Christopher Nolan nos três filmes de Batman e em A Origem, que lhe rendeu um Oscar em 2011. "O que me deu mais medo foi a escolha de um bom tema", disse Pfister à AFP.

"Quando você toma uma decisão tão arriscada na vida tem que prestar muita atenção ao tema que deseja tratar e à história que vai contar". Para o diretor, o núcleo do filme é baseado nos extremos entre o humano e a máquina, assim como entre o digital e o analógico. Além disso, existe um ingrediente ecológico, graças a personagem de Rebecca Hall, convencida de que a tecnologia deveria ajudar a salvar o planeta.

"Se criamos as nanotecnologias, se teremos as máquinas mais potentes do mundo, por quê não utilizá-las para remediar alguns erros que cometemos?", questiona Pfister.

Depp admitiu que não tem proximidade com o personagem que interpreta. "Há algo que não funciona comigo e a tecnologia", confessou com um sorriso. "É algo com o que não estou familiarizado e meu cérebro é muito velho para entender alguma coisa".

"Me sinto um idiota quando tento fazer algo com meus dedos", disse, enquanto simulava escrever algo com o telefone celular. "Então eu tento evitar o máximo possível. Para proteger meus dedos, obviamente", completou com outra risada.

MAIS SOBRE CINEMA