No aniversário de Marlon Brando, relembre a carreira do galã consagrado em Hollywood

Falecido em 2004, veterano do cinema completaria 90 anos nesta quinta-feira, 3

por Fernanda Machado 03/04/2014 20:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Divulgação
Em sindicato de ladrões, no papel de Terry Malloy (foto: Divulgação)
Se ainda estivesse vivo, o ator Marlon Brando completaria 90 anos de idade nesta terça-feira. Nascido em 3 de abril de 1924, o ator norte-americano se tornou um ícone cultural após suas performances emblemáticas em filmes como Sindicato de Ladrões (1954), com o papel de Terry Malloy. Dedicado, ele também se destacou por dar vida aos seus personagens utilizando tudo que fosse necessário: para o papel de Vito Corleone, em O Poderoso Chefão (1972), ele usou algodão para inflar as bochechas, mudar a forma do rosto e sua pronúncia.


Aclamado pela crítica e público, a atuação de Marlon Brando rendeu o prêmio de melhor ator , mas ele recusou o Oscar e mandou ao palco, em seu lugar, uma ativista dos direitos dos índios norte-americanos, umas varias causas que ele mesmo apoiava.


No mesmo ano que se consagrou com O Poderoso Chefão, Marlon Brando ainda fez Último Tango em Paris, um polêmico filme com forte conteúdo sexual, em que ele foi par da atriz Maria Schneider – ela faleceu em 2011, mas pouco antes de morrer, disse que a única coisa que se arrependeu na vida foi ter participado do filme.


Divulgação
Como o memorável Dom Vito Corleone, do filme O Poderoso Chefão (foto: Divulgação)
Outro papel emblemático de Marlon Brando foi o Coronel Walter E. Kurtz, de Apocalypse Now, outro filme do diretor Francis Ford Coppola, o mesmo de O Poderoso Chefão. Para esse papel, Brando espantou a todos no set ao aparecer acima do peso e sem ter lido o livro Heart of Darkness, que foi principal inspiração para o roteiro. E esse foi apenas um dos vários problemas durante as filmagens, que chegou a ter o set completamente destruído por um tufão. Ainda assim, Apocalypse Now se tornou mais um exemplo da ótima atuação de Brando, e várias frases do seu personagem se tornaram comuns referências na cultura pop.


Divulgação
Cena do polêmico Último Tango em Paris (foto: Divulgação)
O último filme com Marlon Brando foi A Cartada Final (2001), que teve também Robert De Niro e Edward Norton no elenco. Nos seus últimos anos, seu problema de peso e tensões familiares ofuscaram um pouco das suas últimas atuações. Como era um grande amigo de Michael Jackson, Marlon passou algumas temporadas no rancho Neverland do cantor. Ele já estava com dificuldades respiratórias e precisava de constantemente ficar ligado a tubos de oxigênio. Por isso, Michael Jackson conseguiu um carrinho de golfe com o equipamento necessário para a condição de saúde do ator, e passeava com ele pela propriedade.


Marlon Brando faleceu no dia 1º de julho de 2004, de insuficiência respiratória causada por fibrose pulmonar. Ele foi cremado.

Divulgação
O Coronel Walter E. Kurtz, de Apocalypse Now, é um dos seus personagens mais famosos (foto: Divulgação)



MAIS SOBRE CINEMA