Crimes nazistas e mudanças na China são principais temas do Festival de Berlim em 2014

64ª edição da Berlinale divulga seleção oficial, que inclui longa do brasileiro Karim Ainouz

por AFP 28/01/2014 20:19

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Divulgação
'The Grand Budapest Hotel', de Wes Anderson, abre mostra com abordagem sobre Segunda Guerra (foto: Divulgação)
Os crimes nazistas na Europa e as mudanças na China atual serão os principais temas abordados pelos filmes exibidos no Festival de Cinema de Berlim, que começa em 6 de fevereiro, anunciou a organização do evento nesta terça-feira, 28. Cerca de 400 obras - grandes produções hollywoodianas, filmes independentes ou documentários - serão divulgados na 64ª edição da Berlinale.

O diretor do festival, Dieter Kosslick, explicou que os temas dominantes surgiram naturalmente. "Nossa programação lança um olhar sobre a história alemã dos anos 1930 e 1940 e sobre o Holocausto", disse Kosslick durante coletiva de imprensa de lançamento do primeiro grande encontro cinematográfico europeu de 2014, que vai até 16 de fevereiro. "Não foi uma escolha consciente, mas há muitos bons filmes sobre o assunto", justificou.

George Clooney deve ir à capital alemã para apresentar o filme "The Monuments Men", que narra a história de uma equipe de especialistas em arte americanos, britânicos e franceses que tentam salvar o patrimônio artístico europeu das garras nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

A abertura do festival ficará a cargo de "The Grand Budapest Hotel", do diretor Wes Anderson e com Ralph Fiennes no elenco. O filme é uma narrativa histórica baseada parcialmente nos relatos do escritor austríaco Stefan Zweig sobre a destruição da Europa pela guerra.

O filme "começa em 1914 e compreende o período até a chegada dos nazistas no poder, em 1933", explicou Kosslick. "Apenas doze anos depois, a Europa tinha virado cinzas e pó".

O diretor alemão Volker Schlöndorff - vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1979, com "O Tambor", que tem como plano de fundo o Terceiro Reich - exibe em pré-estreia mundial "Diplomatie", um filme sobre as razões pelas quais os nazistas optaram por não destruir Paris.

Um documentário chamado "The Decent One" mostrará a descoberta, em Israel, de centenas de cartas, escritos e fotos pessoais do braço direito de Hitler, Heinrich Himmler.

Também será exibido "Memory of the Camps", um filme produzido recentemente pelo museu britânico Imperial War Museum (ndlr: Museu Imperial da Guerra, situado em Londres) a partir de imagens feitas da liberação do campo de concentração de Bergen-Belsen.

Alfred Hitchcock participou como conselheiro desse projeto, que tinha como objetivo levar os alemães a encararem a sua responsabilidade, mas que acabou engavetado. Os espectadores também poderão ver um documentário sobre a história dessas imagens, "Night Will Fall".

Uma nova China
O diretor do festival também ressaltou que três dos 20 filmes na disputa pelo Urso de Ouro são chineses. Mas nenhum deles se parece com "The Grandmaster", a epopeia kung-fu de Wong Kar-wai que abriu a Berlinale de 2013. As três produções chinesas são de baixo orçamento. De acordo com Kosslick, "são histórias que se amparam no cinema de gênero e foram feitas por uma nova geração de cineastas".

"Black Coal, Thin Ice", de Dao Yinan, é um filme noir sobre um policial que vasculha os pertences de um serial killer cujas vítimas têm relação com uma mesma mulher.

"Blind Message", de lou Ye, é a adaptação cinematográfica de um livro que conta a história de um fisioterapeuta cego, e "No Man's Land", de Ning Hao, é um mergulho na vida de marginais chineses, que vivem numa "terra de ninguém".

Disputa pelo Urso
A seleção oficial conta com 23 títulos, e vinte deles concorrerão pelo Urso de Ouro - premiação máxima da Berlinale. Serão 18 pré-estreias mundiais e três primeiras projeções.

O produtor americano James Schamus, dos aclamados "O Tigre e o Dragão e "O Segredo de Brokeback Mountain", vai presidir o júri responsável pela entrega da premiação - que acontecerá em 15 de fevereiro. O último dia do festival será consagrado à reexibição dos melhores filmes.

O filme "Praia do Futuro", co-produção entre Brasil e Alemanha do cineasta brasileiro Karim Aïnouz, está na seleção oficial. A seleção Berlinale Special reúne filmes que terão projeções de gala, mas não estão na seleção oficial. Abaixo, segue a lista completa dos filmes da Seleção Oficial, com o nome do diretor e os países de produção.

SELEÇÃO OFICIAL :

"'71", Yann Demange, Grã-Bretanha

"Aimer, boire et chanter", Alain Resnais, França

"Aloft", Claudia Llosa, Espanha/Canadá/França

"Bai Ri Yan Huo" (Black Coal, Thin Ice), Diao Yinan, China

"Boyhood", Richard Linklater, Estados Unidos

"Chiisai Ouchi" (The Little House), Yoji Yamada, Japão

"Die geliebten Schwestern" (Beloved Sisters), Dominik Graf, Alemanha

"Historia del miedo" (History of Fear), Benjamin Naishtat, Argentina/Uruguai/Alemanha/França

"Jack", Edward Berger, Alemanha

"Kraftidioten" (In Order of Disappearance), Hans Petter Moland, Noruega

"Kreuzweg" (Stations of the Cross), Dietrich Brüggemann, Alemanha

"La belle et la bête", Christophe Gans, França/Alemanha (fora da competição)

"La tercera orilla", Celina Murga, Argentina/Alemanha/Países Baixos

"La voie de l'ennemi", Rachid Bouchareb, França/Argélia/Estados Unidos/Bélgica

"Macondo", Sudabeh Mortezai, Áustria

"Ninfomaníaca, Volume 1 (versão do diretor)", Lars von Trier, Dinamarca/França/Bélgica/Suécia (fora de competição)

"Praia do futuro", Karim Aïnouz, Brasil/Alemanha

"Stratos", Yannis Economides, Grécia/Alemanha/Chipre

"The Grand Budapest Hotel", Wes Anderson, Grã-Bretanha/Alemanha (abertura do festival)

"The Monuments Men", George Clooney, Alemanha/Estados Unidos (fora da competição)

"Tui Na" (Blind Massage),Lou Ye, China/França

"Wu Ren Qu" (No Man's Land), Hao Ning, China

"Zwischen Welten" (Inbetween Worlds) Feo Aladag, Alemanha

MAIS SOBRE CINEMA