Distribuidora se desculpa por pôsteres de '12 years a slave' com Brad Pitt e Michael Fassbender na Itália

Cartazes da cinebiografia de escravo tinha coadjuvantes brancos em destaque; protagonista negro, Chiwetel Ejiofor só aparecia em pequeno detalhe

por Bossuet Alvim 27/12/2013 18:32

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Tumblr/Reprodução
Divulgação italiana de '12 years a slave' ("12 anos escravo", em tradução livre) tirava foco do protagonista negro para beneficiar Pitt e Fassbender, coadjuvantes na trama (foto: Tumblr/Reprodução)
Pôsteres controversos do filme '12 years a slave', estrelado pelo nigeriano Chiwetel Ejiofor, levaram a distribuidora responsável pelo filme na Itália a pedir desculpas nesta sexta-feira, 27. No início da semana, duas peças promocionais desenvolvidas pela empresa foram divulgadas na internet; em ambas, o protagonista negro aparece em uma imagem minúscula, na parte inferior dos cartazes, enquanto os personagens de Brad Pitt e Michael Fassbender ocupam o resto do espaço.

 

A atriz queniana Lupita Nyong'o, que interpreta a escrava Patsey no longa, desistiu do convite para apresentar a primeira sessão do filme em solo italiano, na abertura do Festival de Capri, nesta sexta-feira, 27. A ausência da atriz não foi justificada pela organização do evento.

 

REUTERS/Mario Anzuoni
Lupita Nyong'o, que interpreta escrava no filme, cancelou participação em festival na Itália (foto: REUTERS/Mario Anzuoni )
Em nota à imprensa, a BIM Distribuzione pede desculpas "por criar e lançar pôsteres não-autorizados de '12 years a slave' na Itália, protagonizados por Brad Pitt e Michael Fassbender de uma maneira inconsistente em relação aos materiais publicitários já aprovados". De acordo com a distribuidora, os materiais inapropriados "já foram recolhidos". 

 

Pôsteres não-oficiais

Publicadas há cerca de três dias em redes sociais, fotos dos cartazes levantaram discussões sobre o suposto racismo na divulgação do drama.

 

Produtor executivo do longa, Brad Pitt faz apenas uma participação especial na trama, enquanto Fassbender exerce papel coadjuvante. Ejiofor interpreta um negro livre transformado em escravo nos EUA em 1841.

 

Inspirado nas memórias do norte-americano Solomon Northup, o filme de Steve McQueen recebeu críticas positivas pelo retrato crítico da cultura escravocrata no século 19. Um dos favoritos antecipados na corrida pelo Oscar de 2014, '12 years a slave' estreou em novembro nos EUA e chega às salas da Europa a partir de janeiro. Na Itália, o filme tem estreia prevista para fevereiro.

Tumblr/Reprodução
(foto: Tumblr/Reprodução)
 



MAIS SOBRE CINEMA