Filme 'O Som ao Redor' é lançado em DVD e Bluray

Material extra inclui seis curtas do cineasta Kleber Mendonça Filho

por Diário de Pernambuco 10/12/2013 11:15

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Representante oficial do Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar 2014 de Melhor Filme Estrangeiro, 'O som ao redor', de Kleber Mendonça Filho, chega às lojas esta semana em DVD-Bluray duplo, com mais de sete horas de material extra.

Além de informações como comentários em áudio, making of, cenas cortadas e erros de gravação, o DVD-Bluray inclui seis curtas-metragens de Kleber Mendonça Filho, vencedores de mais de 100 prêmios no Brasil e no exterior: A menina do algodão (codirigido por Daniel Bandeira), Vinil verde, Eletrodoméstica, Noite de sexta manhã de sábado, Luz industrial mágica e Recife frio (único já lançado em DVD).

Nunca um filme pernambucano foi lançado em formato duplo, com uma quantidade tão grande de material extra (algo raro também no cinema brasileiro como um todo). Além de ser uma "edição de colecionador", o produto é um bom presente de fim de ano para as festas de 2014.

O anúncio dos cinco concorrentes ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro está marcado para o dia 6 de janeiro, mas dez finalistas serão anunciados ainda em dezembro, em data ainda não divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Segundo cotações de diversas publicações dos EUA, O som ao redor está entre os favoritos.

DVD-BLURAY DUPLO O SOM AO REDOR
(mais de sete horas de extras)
- Making of com bastidores das filmagens - Comentários em aúdio do diretor
- Cenas cortadas
- Erros de filmagem
- Trailers e publicidades
- Perguntas e respostas em Nova York, Sarajevo e São Paulo
- Curtas de Kleber Mendonça Filho: A menina do algodão (codirigido por Daniel Bandeira), Vinil verde, Eletrodoméstica, Noite de sexta manhã de sábado, Luz industrial mágica, Recife frio

PRODUTOS PERNAMBUCANOS

O som ao redor não é o primeiro filme pernambucano lançado em DVD. Pelo menos 14 longas-metragens do estado já chegaram ao mercado e estão disponíveis nas lojas e locadoras (ver lista nesta página). Outros, como 'Baile perfumado' e 'O rap do Pequeno Príncipe contra as almas sebosas', ganharam edições em fita VHS, mas ainda não ganharam uma versão digital.

Os filmes 'Amarelo manga', 'Lisbela e o prisioneiro', 'Baixio das bestas', 'Cinema, aspirinas e urubus' e 'O homem que engarrafava nuvens' podem ser encontrados em locadoras, mas estão esgotados na maioria das lojas porque suas distribuidoras não fabricaram novas tiragens. No formato Bluray, o único pernambucano é 'Febre do rato'.

'Viajo porque preciso volto porque te amo' será lançado em 2015 acompanhado de um livro-memória elaborado pelos cineastas Marcelo Gomes e Karim Aïnouz. Pacific não está disponível nas lojas, mas foi distribuído encartado na edição de setembro de 2011 da revista 'Continente', que pode ser encontrada nos estandes da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

Cada caso tem sua especificidade. 'Amarelo manga' foi lançado praticamente sem material extra porque o distribuidor responsável não quis lançar um DVD duplo e insistiu em disponibilizar o filme no formato standard (mais quadrado) e não só em widescreen (mais retangular, como o filme foi rodado). 'Avenida Brasília Formosa' foi distribuído gratuitamente durante as exibições do filme, mas não existe um projeto de lançamento comercial nas lojas e locadoras.

CINEMA PERNAMBUCANO EM DVD

NAS LOJAS E LOCADORAS:
- Balsa
- KFZ-1348
- As hiper mulheres
- Árido movie
- Febre do rato
- Um lugar ao sol
- Era uma vez eu, Verônica
- Cartola: Música para os Olhos
- País do desejo
- O auto da compadecida
- Recife frio

NAS LOCADORAS (ESGOTADOS NA MAIORIA DAS LOJAS):
- Amarelo manga
- Baixio das bestas
- Cinema, aspirinas e urubus
- O homem que engarrafava nuvens
- Lisbela e o prisioneiro

NÃO DISPONÍVEIS:
- Baile perfumado
- Corumbiara
- Deserto feliz
- Pacific
- Amigos de risco
- O Rap do pequeno príncipe contra as almas sebosas
- Paranã-Puca
- Avenida Brasília Formosa

PRÓXIMOS LANÇAMENTOS:
- Viajo porque preciso volto porque te amo
- O rochedo e a estrela
- Paranã-Puca
- Eles voltam
- Boa sorte, meu amor
- Jardim atlântico
- Doméstica

MAIS SOBRE CINEMA