'O tempo e o vento' usa tecnologia inédita até em Hollywood

Câmeras da produção brasileira só foram usadas no americano 'Oblivion', mas resultado final é único

por Agência Estado 27/09/2013 19:31

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Divulgação
Thiago Lacerda é Capitão Rodrigo e Fernanda Montenegro interpreta Bibiana (foto: Divulgação)
James Cameron, George Lucas? Bye-bye. "O Tempo e o Vento" é o primeiro filme, em todo o mundo, feito com a câmera F-65 e finalizado com tecnologia digital em 4 K 16 bites. O que significa isso? "A câmera F-65 é a última revolução da técnica. Ela tem sensores que permitem captar as imagens até 8 K, com uma nitidez sem precedentes. "Oblivion", com Tom Cruise, foi feito com essa tecnologia, mas finalizado em 2 K. Nós estamos avançando em relação a Hollywood", explica Rita. E como o Brasil teve acesso à tecnologia tão de ponta?

 

Confira horários e salas de exibição

 

Tem a ver com o diretor de fotografia Afonso Beato, escolhido por Jayme Monjardim para captar as imagens de seu épico romântico adaptado do romance cíclico do escritor gaúcho Erico Verissimo. Beato, um dos maiores fotógrafos do Brasil e do mundo tem sua base em Los Angeles. Ele já namorava a F-65. Quando Monjardim e Rita aceitaram sua proposta de gravar com a câmera digital mais avançada do planeta, a produtora conseguiu da Sony internacional o que parecia impossível. Em duas semanas, a câmera estava no Rio Grande.

 

O desafio da finalização foi maior ainda. Só há uma empresa, a ColorWorks, que finaliza em 4 K, mas cobra caríssimo. Rita mostrou as imagens de Beato. O todo-poderoso da ColorWorks perguntou quanto ela podia pagar - US$ 150 mil. Seduzido pelo material, ele topou. A empresa chega a cobrar dez vezes mais.

Em todo o Brasil existem só 18 cinemas equipados para mostrar "O Tempo e o Vento" como foi feito. Em São Paulo capital, são cinco salas de shopping (Eldorado, Jardim Sul, Anália Franco, Santana Park e Cinemark Tucuruvi), mais duas em Ribeirão Preto e Campinas. E a dramaturgia, vai perguntar o cinéfilo? É o estilo de Monjardim, muito entardecer e amanhecer, cenas estetizadas de sexo. O diretor busca respaldo em Erico Verissimo para contar a história do Capitão Rodrigo pelo ângulo de Bibiana. "As mulheres são muito fortes em Erico", ressalta o cineasta. Foram sete anos de trabalho, um só para convencer o filho Luis Fernando a vender os direitos, 27 roteiros. No quesito 'acertos', há que contabilizar as atuações de Thiago Lacerda, poderoso como Rodrigo, e Fernanda Montenegro, impecável como a velha Bibiana.

MAIS SOBRE CINEMA