Anima Mundi exibe 50 filmes, entre curtas e longas, no Oi Futuro

Festival tradicionalmente realizado em Rio e São paulo, chega a BH neste fim de semana

por Carolina Braga 13/09/2013 00:13

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Anima Mundi/Divulgação
(foto: Anima Mundi/Divulgação)
O que pode tornar difícil encarar uma maratona como a do Anima Mundi é justamente a quantidade de coisas legais para ver. Há quatro anos que o festival tradicionalmente realizado no Rio e em São Paulo faz parada em Belo Horizonte. Na tela do Oi Futuro Klauss Vianna serão exibidos 50 filmes até o dia 17, entre longas e curtas, para crianças e adultos. Todos eles têm em comum o fato de fugirem totalmente da animação criada para a televisão.

Cada dia que passa o cardápio de técnicas aplicadas ao cinema de animação é maior. “É o caso de filmes feitos só com manchas de tintas, com animação tradicional e até lápis e papel”, destaca um dos diretores do Anima Mundi, César Filho. Além de curtas, território especialmente conhecido pelas altas doses de experimentação, serão exibidos seis longas-metragens: três infantis e três adultos.

Um dos destaques da programação para os mais crescidos é 'Selvagens'. O curta-metragem dirigido pelo português radicado nos Estados Unidos Daniel Sousa foi o vencedor do festival este ano. Além dele, também merece atenção o longa japonês 'Fuse', memórias de uma caçadora. Na programação para a criançada, a trama de 'Faro fino' é uma das mais simpáticas. É a história de um cachorro que foge dos quadrinhos atrás de seu próprio nariz.

ROCAMBOLE DE HISTÓRIAS

Um dos destaques da programação deste sábado é o Papo animado com o David Daniels. “Ele tem uma produtora que faz filmes bem comerciais, mas o trabalho pessoal dele é uma coisa louca”, elogia César Filho. O desenhista norte-americano desenvolveu uma técnica chamada strata cut. É como cortar um rocambole recheado de histórias. Ele vai contar um pouco da experiência a partir das 20h, no Oi Futuro Klauss Vianna, Avenida Afonso Pena, 4.001, Mangabeiras. A entrada é gratuita.

Na tela


>> Sexta-feira

10h – Longa infantil: Anina (Uruguai/Colômbia)

11h30 – Curtas: A caminho (Suiça); Ferro-velho (Holanda/Bélgica); Fominha (EUA/Canadá); Saideira (Bégilca); Bi Bi Bi (Canadá); Jazz que ninguém pediu (Dinamarca); Entre (França); Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore (EUA).

14h – Longa infantil: Zambézia (África do Sul).

16h – Curtas: Solipsista (EUA); Sua Indochina (França); Rebelote (França); Selvagem (EUA/Portugal); Modos idiotas de morrer (Austrália); A última bela (Reino Unido).

18h – Illuminated films

20h – Longa adulto: O rei dos porcos (Coreia do Sul).

>> Sábado

10h – Curtas infantis: Haja fôlego (França); O bom, o mau e um cavalo (Reino Unido); Elefante e seus amigos (EUA); João, o Galo desregulado (Brasil); Macrópolis (Reino Unido); Nokomi (França); Faro Fino (Estados Unidos); Floco de neve (Rússia).

11h30 – Curtas: Anna Bee (Brasil); Carn (França); Turnê do Coral (Letônia); Réquiem para um Romance (Canadá); Calibre (Irã); Emergência (Alemanha); Achados & Perdidos(EUA); A gota de mel (França);

14h – Curtas infantis: Haja fôlego (França); O bom, o mau e um cavalo (Reino Unido); Elefante e seus amigos (EUA); João, o Galo desregulado (Brasil); Macrópolis (Reino Unido); Nokomi (França); Faro Fino (Estados Unidos); Floco de neve (Rússia).

16h – Curtas: Faroeste: um autêntico western (Brasil); Açougueiro (França); O pai primitivo (Rússia); O pão e o pássaro (Rússia); O amor nos tempos da publicidade (EUA); Uma garota chamada Elástica (Canadá); Dip N dance

18h – Curtas: A caminho (Suíça); Ferro-velho (Holanda/Bélgica); Fominha (EUA/Canadá); Saideira (Bégilca); Bi Bi Bi (Canadá); Jazz que ninguém pediu (Dinamarca); Entre (França); Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore (EUA).

20h – Papo animado com David Daniels

>> Domingo

10h – Curtas infantis: Haja fôlego (França); O bom, o mau e um cavalo (Reino Unido); Elefante e seus amigos (EUA); João, o Galo desregulado (Brasil); Macrópolis (Reino Unido); Nokomi (França); Faro Fino (Estados Unidos); Floco de neve (Rússia).

11h30 – Longa adulto: Fuse, memórias de uma caçadora (Japão)

14h – Longa infantil: Zambézia (África do Sul)

16h – Curtas: Sherlock Holmes e os pequenos varredores de chaminé (Ucrânia); Quinto andar (Brasil); Pontas duplas (EUA); História d'Ele (Espanha); Desejo (EUA); Vento (Alemanha); O Quiosque (Suíça);

18h – Curtas: Solipsista (EUA); Sua Indochina (França); Rebelote (França); Selvagem (EUA/Portugal); Modos idiotas de morrer (Austrália); A última bela (Reino Unido).

20h – Curtas: Anna Bee (Brasil); Carn (França); Turnê do Coral (Letônia); Réquiem para um romance (Canadá); Calibre (Irã); Emergência (Alemanha); Achados & perdidos(EUA); A gota de mel (França).


MOSTRA DE FILMES

De sexta-feira a 17 de setembro. Oi Futuro BH, Avenida Afonso Pena, 4.001, Mangabeiras.
Ingressos: R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia). Informações: www.animamundi.com.br.

MAIS SOBRE CINEMA