Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte seleciona 130 filmes

15º FestCurtasBH exibirá curtas-metragens finalizados em 2012 e 2013 com até 40 minutos de duração

por Estado de Minas 06/08/2013 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Cento e trinta filmes foram selecionados para o Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte de 2013. A lista de produções foi divulgada ontem pela Fundação Clóvis Salgado (FCS), depois da análise de 2.940 trabalhos – 2.457 brasileiros e 483 estrangeiros. Nada menos de 100 países estarão representados no evento, que será realizado de 20 a 29 de setembro.

O 15º FestCurtasBH exibirá curtas-metragens finalizados em 2012 e 2013 com até 40 minutos de duração, de todos os gêneros (exceto filmes publicitários ou institucionais). A comissão de seleção reuniu os especialistas João Toledo, Marcelo Miranda, Ana Carvalho, Clarisse Alvarenga, Úrsula Rosële, Carla Italiano, Luiz Pretti, Ewerton Belico, Vítor Guimarães e Leonardo Amaral. A coordenação é de Ana Siqueira.

 Na agenda brasileira serão exibidas produções da Paraíba, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraná, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso e de Santa Catarina. Na seara internacional, BH receberá filmes do Líbano, Holanda, França, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Portugal, Suíça, Argentina, Polônia, Alemanha, Grécia, Austrália, Bélgica, Polônia, Bulgária, Sérvia, Suécia, Letônia, Coreia do Sul, Romênia, Etiópia e da Eslováquia.

Os filmes ficarão em cartaz no Cine Humberto Mauro e na Sala Juvenal Dias, com entrada franca. As temáticas abordadas são globais – variam de questões da cultura local à crise econômica mundial. Coordenador-geral do FestCurtasBH, Rafael Ciccarini explica que não é fácil manter um evento com tal personalidadel. A questão, explica, é ressaltar como o filme comunica, impacta e impressiona o espectador. Por isso, o evento dá atenção especial à experiência do público, conclui.

Solanda Steckelberg, presidente da Fundação Clóvis Salgado, afirma que o evento se consolidou no calendário oficial brasileiro e internacional por movimentar a cadeia criativa e produtiva do setor.

FESTIVAL


100 países

130 filmes

52 curtas nacionais

78 curtas estrangeiros

2.940 inscrições

MAIS SOBRE CINEMA