Dois importantes nomes do cinema francês entram em cartaz no Cine Humberto Mauro

Sala do Palácio das Artes traz os principais trabalhos de Jean Vigo e Maurice Pialat, com entrada gratuita

por Fernanda Machado Agência Minas 29/05/2013 18:34

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Divulgação
Cena de Van Gogh, de Maurice Pialat, de 1991 (foto: Divulgação)
O feriado deste dia 31, marca o início de uma temporada de cinema francês no Cine Humberto Mauro. A Fundação Clóvis Salgado apresenta duas mostras dedicadas a importantes cineastas franceses: a 'Mostra Maurice Pialat: Toda tristeza do mundo' ocupa estará em cartaz entre os dias 2 e 13 de junho e a 'Mostra Jean Vigo' será pontualmente em 31 de maio, 1 e 14 de junho. As entradas são gratuita.

As sessões dedicadas a Maurice Pialat conta com o filmes produzidos entre 1951 e 1991. Dono de um olhar triste e poético para o mundo e para os homens, Pialat consolidou-se como um dos principais nomes do cinema francês nos anos 70, pós-Nouvelle Vague. Para o gerente de Cinema da Fundação, Rafael Ciccarini, "a câmera de Pialat era marcada por uma relação virgem com o mundo, um olhar mais cru. Seu cinema é um marco zero estético e visual".

Por sua vez, Jean Vigo figura como um dos principais cineastas franceses do século XX e, nos três dias de mostra dedicada a ele, serão exibidos seus trabalhos lançados entre 1930 e 1934, além do documentário Jean Vigo – Cineastas de Nosso Tempo, dirigido por Jacques Rozier. Apesar de uma curta carreira – o diretor foi vítima da tuberculose aos 29 anos –, Vigo tornou-se um forte nome do cinema francês, influenciando fortemente Nouvelle Vague, movimento vanguardista que contou com cineastas como Jean-Luc Godard e François Truffaut.

Além da exibição dos filmes dos dois cineastas, também serão ministrados cursos e palestras sobre a obra de Vigo e Pialat. A programação completa está no site da Fundação Clóvis Salgado.

 

 

Serviço:

Mostra Jean Vigo

Data: 31 de maio, 1º e 14 de junho

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro – Piso inferior)

Entrada gratuita (retirada de ingressos na bilheteria do cinema meia hora antes do início de cada sessão)

Mostra Maurice Pialat: Toda Tristeza do Mundo

Data: 2 a 13 de junho

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro – Piso inferior)

Entrada gratuita (retirada de ingressos na bilheteria do cinema meia hora antes do início de cada sessão)

MAIS SOBRE CINEMA