Em 'Terapia de risco', Soderbergh cria suspense com doses de psicologia e política

Rooney Mara é Emily Taylor, jovem atormentada que procura tratamento psiquiátrico

por Carolina Braga 17/05/2013 08:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Diamond Filmes/Divulgação
(foto: Diamond Filmes/Divulgação)
O diretor Steven Soderbergh elencou tantos temas para 'Terapia de risco' que logo nos primeiros 20 minutos de projeção tem-se a impressão de que, no final das contas, ele não conseguirá chegar a lugar algum. Sabe aquela ameaça de que o filme não vai dar em nada? Mas à medida que o longa avança, a inegável boa forma criativa do cineasta salta aos olhos e, por fim, ainda há espaço para surpresas na produção que trata de vários assuntos tão espinhosos quanto atuais.

Veja mais fotos do filme

Confira os horários das sessões

Em 'Terapia de risco', Emily Taylor (vivida por Rooney Mara de 'Millenium – os homens que não amavam as mulheres' e' A rede social') é uma jovem em tratamento psiquiátrico. Depois de esperar quatro anos pela saída do marido da cadeia, cai em tristeza profunda e tenta o suicídio. É quando conhece dr. Banks (Jude Law). Médico ambicioso, colaborador bem remunerado para testes de medicamentos, é ele quem prescreve à paciente droga que interfere diretamente – e tragicamente – no comportamento da garota. Até aqui, ainda com um cadenciado ritmo de suspense, tudo leva a crer se tratar de um filme sobre o drama que os transtornos de comportamento envolvem. Mas não é só isso.

'Terapia de risco' é um retrato pessimista da sociedade atual. O filme que começa sugerindo tratar da conflituosa relação entre terapeuta e paciente também é um thriller de denúncia sobre a perigosa interferência da indústria farmacêutica no controle da depressão. Mais que falar do que significa um tratamento com essas características, o roteiro elaborado por Scott Z. Burns ('Contágio' e 'O ultimato Bourne') diagnostica operações inescrupulosas e ambição como males do sistema que visa o lucro acima de tudo.

Seja em projetos altamente comerciais, como é o caso da franquia 'Onze homens e um segredo', quanto nas produções consideradas mais alternativas como 'Solaris', o diretor Soderbergh sempre demonstrou talento para os thrillers. Em 'Terapia de risco' não é diferente. O tempo todo o espectador se pergunta: será isso mesmo? E sempre haverá algo a ser descoberto.

Não existem papéis fixos de mocinhos e bandidos em 'Terapia de risco'. Nas atuações, Rooney Mara, capta e transmite muito bem a dualidade de Emily, aparentemente frágil. Jude Law também é convincente no jogo do “salve-se quem puder” proposto, ao disfarçar e logo revelar a ambiguidade de seu personagem. Quem destoa é Catherine Zeta-Jones. Como congelou o carão do mal, talvez até sem querer ela dá pistas de que a também terapeuta Victoria Siebert não é boa bisca. Uma pena.

'Terapia de risco' foi exibido na última edição do Festival de Berlim. Steven Soderbergh chegou a dizer que o longa seria a despedida dele da carreira de diretor. Não foi. O próximo filme, 'Behind the candelabra' com Matt Damon e Michael Douglas, estreia terça-feira dentro da competição pela Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Assista ao trailer do filme:

MAIS SOBRE CINEMA