Diretora do Festival do Rio integra júri de mostra no Festival de Cannes

Exibições da série Um Certo Olhar serão julgadas pela brasileira Ilda Santiago

por AFP 30/04/2013 15:19

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Divulgação
'The bling ring', de Sophia Copolla, vai abrir a mostra que conta com brasileira no júri (foto: Divulgação)
A diretora do Festival do Rio, Ilda Santiago, fará parte do júri da mostra oficial Um Certo Olhar, anunciaram nesta terça-feira, 30, os organizadores do Festival de Cannes, que começa em 15 de maio.

Festival do Rio/Divulgação
Ilda Santiago está à frente do Festival do Rio e participa de Cannes (foto: Festival do Rio/Divulgação)
O júri dessa mostra, que será presidido pelo cineasta dinamarquês Thomas Vinterberg, é integrado também pelo produtor e distribuidor espanhol Enrique González Macho, pela atriz chinesa Zhang Ziyi e pela francesa Ludivine Sagnier, segundo um comunicado.

Dezoito filmes serão exibidos nesta seção oficial do Festival de Cinema de Cannes, que começa em 16 de maio com a exibição de 'The ring bling', da diretora americana Sofia Coppola.


O Festival também anunciou que a premiada cineasta francesa Agnes Varda será a presidente do júri Câmera de Ouro. Ela será acompanhada pela diretora espanhola Isabel Coixet e pelo diretor francês Régis Wargnier.

Este prêmio, que homenageia uma obra exibida na mostra Um Certo Olhar ou nas mostras paralelas do Festival de Cannes - a Semana da Crítica e a Quinzena dos Realizadores -, será anunciado em 26 de maio, na cerimônia de encerramento do evento.

O cineasta Cacá Diegues presidiu no ano passado o júri da Câmera de Ouro, que tem 23 filmes em disputa este ano, incluindo seis realizados por mulheres.

Varda, viúva do grande cineasta francês Jacques Demy, será acompanhada por Chloé Rolland, crítica de cinema, e pelo cineasta e fotógrafo francês Michel Abramowicz, indicou o comunicado do Festival de Cinema de Cannes.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE CINEMA