Mostra 'Howard Hawks Integral' exibe 44 filmes do cineasta norte-americano

Entre os filmes que serão exibidos, 'Os homens preferem as loiras', com Marilyn Monroe

09/04/2013 08:16

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Divulgação
(foto: Divulgação)
De 12 de abril a 12 de maio, a Fundação Clóvis Salgado promove retrospectiva inédita. A mostra 'Howard Hawks Integral' revisita a obra de um dos cineastas norte-americanos mais aclamados pelo público e pela crítica ao longo dos últimos 60 anos. Serão apresentados 44 títulos em longa, lançados entre 1926 e 1970. A entrada é franca e o ingresso deve ser retirado meia hora antes de cada sessão.

A abertura da mostra, na noite do dia 12, às 20h, contará com a exibição do clássico 'Levada da breca' (1938), com Cary Grant e Katherine Hepburn, no Parque Municipal, ao ar livre. A retirada dos ingressos (um par por pessoa), poderá ser feita em dois momentos no dia da abertura: às 14h e às 18h, na bilheteria do Cine Humberto Mauro. O público terá acesso ao Parque pelo Palácio das Artes. Os portões serão abertos às 19h.

Várias produções apresentadas na coletânea são raridades absolutas, outras tiveram Hawks como principal mente por trás de suas concepções (mesmo sem sua assinatura na direção) e algumas terão mais de uma versão exibida. O conjunto de obras vai dar oportunidade ao espectador de atravessar todas as fases de um nome essencial da cinematografia mundial e cujo legado permanece entre cineastas contemporâneos, como Clint Eastwood e John Carpenter.

“Hawks é historicamente considerado pela crítica o exemplo mais refinado do autor cinematográfico, que consegue equilibrar um cinema de grande apelo popular a um estilo marcante e singular”, ressalta Rafael Ciccarini, gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, curador e organizador da retrospectiva.

Entre as dezenas de filmes de Howard Hawks, o público poderá assistir a comédias românticas ('Suprema conquista', 1934; 'Levada da breca'), aventuras ('Uma aventura na Martinica', 1944; 'Hatari!', 1962; 'Faixa vermelha 7000', 1965), policiais ('Scarface', 1932; 'À beira do abismo', 1946), terror ('O monstro do Ártico', 1951), faroestes ('Rio Vermelho', 1948; 'Onde começa o inferno', 1959; 'El dorado', 1966) e musicais ('Os homens preferem as loiras', 1953).

Howard Hawks
De 12 deste mês a 12 de maio, no Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes, retrospectiva da obra do cineasta norte-americano com exibição de 44 filmes. Entrada franca, com retirada dos ingressos meia hora antes de cada sessão. Av. Afonso Pena, 1.537, Centro.

MAIS SOBRE CINEMA