Mostra no Cine Humberto Mauro revisita o cinema da década de 80

Na programação, produções alternativas e clássicos, com entrada gratuita entre 22 de março e 11 de abril

por Agência Minas 18/03/2013 14:01

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Divulgação/ Warner Bros
'O iluminado', longa de Stanley Kubrick, está na mostra 'The outsiders' (foto: Divulgação/ Warner Bros)
A Fundação Clóvis Salgado realiza, entre 22 de março e 11 de abril, no Cine Humberto Mauro, a mostra 'The outsiders: Revisões dos anos 80'. Na programação, estão presentes 20 importantes filmes lançados na década. A entrada é gratuita, com a retirada do ingresso meia hora antes do início da sessão, na bilheteria do cinema.

A década de 80 presenciou uma série de filmes com enfoque comercial que marcaram a época e renderam franquias de sucesso. Por outro lado, importantes cineastas lançaram obras autorais que fugiam da lógica dos blockbusters e se tornaram clássicos. Esta mostra retoma filmes de diretores como Stanley Kubrick, Martin Scorsese, Francis Ford Coppola e Woody Allen, que percorrem temáticas e gêneros diversos, como o drama, a comédia, o terror e a ficção científica.

Rafael Ciccarini, Gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, acredita que a década de 80 foi marcada pela predominância dos blockbusters. “Na mostra, procuramos as particularidades que o cinema americano produziu, identificando uma outra faceta daquela década. Selecionamos filmes que, inclusive, foram produzidos por grandes estúdios, mas que, ainda assim, são marcados por uma notável liberdade criativa por parte de seus diretores”.

Entre os destaques da mostra, estão O Iluminado, de Stanley Kubrick, Touro Indomável, de Martin Scorsese, e Hannah e Suas Irmãs, de Woody Allen. A seleção conta também com os filmes O Portal do Paraíso, de Michael Cimino, e O Fundo do Coração, de Francis Ford Coppola. Alguns dos filmes, não tão bem sucedidos em bilheteria, tiveram seu valor reconhecido nas décadas seguintes.

 

Confira a programação completa da da mostra

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE CINEMA