'Indomável sonhadora': filme que rendeu indicação ao Oscar para atriz de 9 anos estreia em BH

Primeiro longa-metragem de Benh Zeitlin concorre em quatro categorias do Oscar

por Gracie Santos 22/02/2013 08:02
Imagem Filmes/divulgação
Quvenzhané Wallis protagoniza o drama que furou cerco comercial da Academia; ao 9 anos, ela é a mais jovem indicada ao prêmio de Melhor Atriz na história da estatueta (foto: Imagem Filmes/divulgação)
Difícil acreditar que 'Indomável sonhadora' ('Beasts of the southern wild') tenha furado o cerco do cinema comercial, conquistando vaga entre as nove indicações para o Oscar de melhor filme.

Na verdade, o primeiro longa de Benh Zeitlin fez muito mais que isso. O próprio cineasta concorre ao Oscar de diretor; a garotinha Quvenzhané Wallis, de 9 anos, é a mais jovem candidata ao prêmio de atriz; e o roteiro adaptado da peça 'Juicy and delicious' (escrito pelo próprio diretor com ajuda da autora Lucy Alibar) também está no páreo.

Zeitlin fez seu primeiro curta ('Glory at sea') em 2008, em Nova Orleans, depois que o furacão Katrina devastou a cidade da Louisiana (EUA). A obra, certamente, funcionou como ensaio para o longa que conquistou os acadêmicos de Hollywood. O filme conta a história de Hushpuppy (Quvenzhané Wallis), uma menina de apenas 6 anos que vive em uma comunidade miserável, isolada às margens de um rio.
 
Como se não bastasse, a morte do pai doente (Dwight Henry) parece irreversível, já que ele se recusa a procurar ajuda médica. Tudo vai mal e o que parecia impossível acontece: piora ainda mais. Eles têm que enfrentar uma tempestade que inunda toda a comunidade.

Câmera na mão, Zeitlin segue o ritmo do rio, apresenta os moradores do lugar (grande parte do elenco é da região) e, em tom de documentário, vale-se da preciosa narradora de nome sonoro, Hushpuppy, que envolve (sem melodrama) o espectador em sua difícil saga.
 
Quvenzhané Wallis tinha 5 anos quando fez o filme, mas  fingiu ter 6, idade mínima exigida para as cerca de 4 mil candidatas, ou não teria chances de conseguir o papel. Grande mérito de 'Indomável sonhadora' é denunciar problemas sem espetacularizar a miséria. A crueza da vida se mistura à poesia que move gente simples e solidária.

Confira o trailer de 'Indomável Sonhadora':


MAIS SOBRE CINEMA