Documentário 'Os dias com ele', de Maria Clara Escobar, leva dois prêmios na Mostra de Tiradentes

Filme paulista foi premiado pelo Júri da Crítica e pelo Júri Jovem. 'Dossiê Jango' levou o prêmio do Júri popular

27/01/2013 18:44

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Em uma edição que colocou em destaque produção de fora do eixo Rio-São Paulo, o júri da 16ª Mostra de Tiradentes surpreendeu e elegeu o filme paulista ‘Os dias com ele’ como grande vencedor. Dirigido por Maria Clara Escobar, o documentário se baseia na tentativa da diretora de extrair de seu próprio pai, o dramaturgo Carlos Henrique Escobar, relatos do período da ditadura militar.


Além do reconhecimento da crítica, que em parceria com a Divisão de Promoção do Audiovisual do Ministério das Relações Exterior concedeu o Prêmio Itamaraty no valor de R$50 mil reais ao filme, ‘Os dias com ele’ ainda levou o troféu do Júri Jovem. Ao agradecer, Maria Clara lembrou as companheiras de equipe que não puderam estar no festival, Julia Murat e Juliana Rojas, além do ator mineiro Dellani Lima.


Quem levou o prêmio do Júri Popular também surpreendeu graças ao tema descentralizador do festival. O premiado foi o carioca 'Dossiê Jango', exibido no Cine Praça. O filme foi dirigido por Paulo Henrique Fontenelle.


CURTAS


Quem levou para casa o troféu de melhor curta pelo Júri Popular da edição foi o realizador pernambucano Gabriel Mascaro, com o filme ‘A onda traz, o vento leva’. A produção ainda recebeu o Prêmio Aquisição do Canal Brasil, no valor de R$15 mil. Já o Melhor Curta da Mostra Foco, eleito pelo Júri da Crítica, foi ‘Meu amigo mineiro’ de Gabriel Martins e Victor Furtado.


A MOSTRA

A 16ª edição da Mostra de Tiradentes reuniu cerca de 35 mil pessoas na cidade mineira, segundo dados da organização do festival. Foram exibidos 131 filmes, entre curtas e longas, além da promoção de 17 debates sobre produções exibidas na mostra e sobre os rumos do cinema brasileiro.

O próximo evento de cinema programado para acontecer em Minas Gerais está marcado para junho deste ano, em Ouro Preto.

MAIS SOBRE CINEMA