Literatura em vídeo

03/10/2012 10:10

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
Walter Carvalho fala sobre direção de fotografia nas videoaulas do site do festival (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press )
Foram estendidas até o dia 28 as inscrições para o Festival Literatura em Vídeo 2012, realizado pelas editoras Ática e Scipione, com apoio da MTV, da produtora Buriti Filmes e do portal Tela Brasil. Voltado para educadores e alunos dos ensinos fundamental e médio das redes pública e privada de todo o país, o concurso tem como objetivo incentivar o hábito pela leitura e estimular a criatividade. 
Para a edição deste ano foram criadas novas categoria de premiação. Além das tradicionais júri técnico, júri popular e destaques regionais, o festival tem agora prêmios para melhor direção de arte, melhor roteiro, melhor fotografia e melhor som. 
 
Outro diferencial da edição deste ano é a parceria com a Buriti Filmes, uma das maiores produtoras de audiovisual do país. O site oficial do eventowww.literaturaemvideo.com.br apresenta uma série de vídeoaulas e oficinas, que têm como objetivo dar apoio técnico a professores e alunos produzirem suas adaptações de até cinco minutos baseadas em uma das obras dos catálogos de literatura juvenil das editoras.
 
Os vídeos, que trazem como protagonistas profissionais renomados como Laís Bodanzky, Luiz Bolognesi e Walter Carvalho, fazem parte do acervo do Tela Brasil – projeto da Buriti Filmes que estimula produção de curtas-metragens – e agora estão à disposição também no site do Festival Literatura em Vídeo. Todos os vídeos enviados até dia 28 serão avaliados por equipe técnica formada por assessores pedagógicos das editoras Ática e Scipione, pela equipe da MTV e pela Buriti Filmes. Os vencedores, que serão conhecidos em 4 de dezembro, serão veiculados na grade da programação da MTV.
 
As videoaulas no site são ministradas por Luiz Bolognesi (sobre roteiro); Daniel Rezende (montagem cinematográfica); Bráulio Mantovani (roteiro); Walter Carvalho (direção de fotografia); Geraldo Ribeiro (som direto) e Antonio Pinto (trilha sonora).


MAIS SOBRE CINEMA