Minissérie que arejou a televisão brasileira, Afinal, o que querem as mulheres? ganha versão em DVD

Lançamento tem direito a disco com trilha sonora produzida por Tim Rescala e Marcelo Camelo

por Ângela Faria 26/12/2011 09:38

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Divulgação
A bela e talentosa Bruna Linzmeyer teve estreia de luxo sob a direção de Luiz Fernando Carvalho (foto: Divulgação )
Se você não aguenta mais a gritaria de Christiane Torloni, os pitis on-line de Aguinaldo Silva, a coleção de maridos de Suzana Vieira e covers requentados de antigos sucessos da TV, seus problemas (quase) acabaram. Está disponível em DVD a série Afinal, o que querem as mulheres?. Dirigido por Luiz Fernando Carvalho, esse folhetim delirante foi ao ar no fim do ano passado, sempre tarde da noite, pela Rede Globo. Provou que há algo de novo na televisão brasileira.

Diretor do belo filme Lavoura arcaica, Carvalho brindou os telespectadores com duas séries arrebatadoras: Hoje é dia de Maria e Capitu. Surpreendeu, intrigou e decepcionou muita gente ao transportar A pedra do reino, clássico do escritor Ariano Suassuna, para a telinha. Também assinou a direção das elogiadas novelas Renascer e O rei do gado.

Artesão da brasilidade, o diretor arrisca, tem lá seus flertes com certo hermetismo, mas dribla como poucos a praga do mais-do-mesmo. Quem se dedicar a assistir Afinal, o que querem as mulheres? no sossego do lar, na hora em que quiser e sem a chata interrupção dos comerciais mergulhará em instigante jornada.

Vale a pena dar um tempo na zona de conforto estético oferecida pela TV convencional. Viaje (mesmo) por belas imagens conduzidas pela mão firme de Luiz Fernando. Tão belas que, volta e meia, a gente deixa o enredo de lado só para se entregar ao deleite de vê-las.

O desejo – feminino, masculino e afins – é o grande protagonista dessa história, que mistura Freud, psicanálise, realidade, sonho, inconsciente, fantasia, drama e até bem-dosada baranguice. O casal André e Lívia se separa em meio a uma Copacabana pop, brasileira da gema. No caleidoscópio experimentalista de Luiz Fernando, embaralham-se comédia e drama – afinal, não há caso de amor que termine sem dor e pieguice.

Em clima de opereta kitsch, com sensível trilha sonora assinada por Tim Rescala e Marcelo Camelo, dá-se o embate homem/mulher. Oportunamente, a caixa de DVDs, além dos seis capítulos, traz CD com temas musicais compostos pela dupla. Nome à pessoa, canção de abertura, é ótima.

Os chamados “atores globais” devem ter agradecido de joelhos a chance de trabalhar com Carvalho. Você se lembra de Paola Oliveira na pele da chocha Marina, na novela Insensato coração? Pois sua Lívia, na série de Luiz Fernando, é deslumbrante. E. convincente. Assim como Vera Fischer, Letícia Spiller e Maria Fernanda Cândido – um pouco canastronas nos folhetins habituais, as belas ressurgem poderosas, talhadas na medida para os respectivos papéis.

O problema, talvez, esteja no tão comentado desgaste da teledramaturgia nacional, com personagens completamente previsíveis. Dessa praga, aliás, não escapou Bruna Linzmeyer, a estreante “russinha” de O que querem... Basta comparar a forte presença desta jovem atriz, sob a batuta de Carvalho, com seu papel de menina rebelde fashion em Insensato coração. E olhe que estamos falando da última novela de Gilberto Braga!
 
/Divulgação
Michel Melamed joga em todas: atua, escreve e participa da trilha da minissérie (foto: /Divulgação )
 
MULTITALENTO Escrita por João Paulo Cuenca, Cecília Giannetti e Michel Melamed, com arremate final de Luiz Fernando Carvalho, a série ressalta a versatilidade do poeta, ator, roteirista e músico Melamed. O rapaz já é craque dos palcos, como comprovou no monólogo Regurgitofagia, e também impressionou na minissérie Capitu, outra dobradinha com Carvalho. Agora joga em todas: atua, escreve e canta. Sem desafinar. 

Dá gosto ver Rodrigo Santoro interpretando o galã canastrão (e surfista) Rodrigo Santoro – sem o menor pudor de se jogar. Tarcísio Meira parece se divertir como o velho macho alfa vestido de cowboy. Dan Stulbach e Osmar Prado dão fôlego ao elenco masculino.

Com seu modo particular de desconstruir o mundo, Luiz Fernando Carvalho nos brinda com a chance de repensar a nossa própria forma de ver TV. Pena que as séries dele sejam exibidas tão tarde. Redenção dos insones, o homem, cá pra nós, merecia passar na tela da Globo.
 
AFINAL, O QUE QUEREM AS MULHERES?
Dois DVDs com a íntegra dos seis capítulos da minissérie dirigida por Luiz Fernando Carvalho. CD com trilha sonora assinada por Tim Rescala e Marcelo Camelo. Som Livre, a partir de R$ 59,90 


MAIS SOBRE CINEMA