'A Árvore da Vida', de Terrence Malick, leva Palma de Ouro em Cannes

por AFP 22/05/2011 15:31

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

REUTERS/Yves Herman
Os vencedores Kirsten Dunst e Jean Dujardin ao lado do presidente do júri, Robert de Niro (foto: REUTERS/Yves Herman )
O enigmático diretor americano Terrence Malick conquistou neste domingo a Palma de Ouro do 64º Festival de Cannes por Tree of Life (A Árvore da Vida), filme produzido e interpetado por Brad Pitt. Esta é a segunda recompensa que o Festival de Cannes outorga ao pouco produtivo e tímido diretor de 67 anos, que fez apenas cinco filmes em quase quatro décadas e foi coroado Melhor Diretor em Cannes em 1978 por Dias de Paraíso. A Árvore de Vida, de duas horas e 17 minutos de duração, dividiu a crítica em Cannes, que o qualificou de "obra-prima" ou de "porcaria", e que só esteve de acordo em elogiar seu diretor de fotografia, o mexicano Emmanuel Lubezki.

 

MELHOR ATRIZ A americana Kirsten Dunst conquistou o prêmio de melhor atriz em Cannes por seu papel de uma recém-casada que se prepara com desdém para o fim do mundo em Melancholia, do controverso diretor dinamarquês Lars von Trier. Para Kirsten Dunst, de 29 anos, este prêmio de interpretação feminina no 64º Festival de cinema de Cannes tem um sabor de revanche, após ter sido vaiada há cinco anos no mesmo Festival. A atriz, cuja carreira permitiu que trabalhasse tanto em filmes de Woody Allen como em megraproduções do Homem Aranha, foi premiada por seu papel da jovem Justine no filme de Lars Von Trier. O diretor dinamarquês foi declarado na sexta-feira "persona non grata" pela presidência do Festival de Cannes ao declarar sua "simpatia" por Hitler em uma coletiva de imprensa após a exibição de Melancholia.

 

MELHOR ATOR O francês Jean Dujardin ganhou  o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cinema de Cannes por sua interpretação em The Artist, do diretor Michel Hazanavicius, uma irônica homenagem às comédias de Hollywood do cinema mudo.



MAIS SOBRE CINEMA