Protesto contra a Vale marca bloco Abalachita na Lagoinha

Tragédia do Córrego do Feijão provocada pela Vale há um ano foi um dos temas centrais do bloco. A organização do evento distribuiu cerca de 500 adesivos criticando a postura da empresa na tragédia em Brumadinho

Roger Dias 22/02/2020 18:21
Roger Dias/EM/D.A Press
A foliã Flavia Cavalcanti aderiu ao protesto (foto: Roger Dias/EM/D.A Press)
A tragédia do Córrego do Feijão provocada pela Vale há um ano foi um dos temas centrais do bloco Abalachita, na Lagoinha, em Belo Horizonte. A organização do evento distribuiu cerca de 500 adesivos criticando a postura da empresa na tragédia em Brumadinho. A foliã Flavia Cavalcanti foi uma das que aderiram ao movimento: "O carnaval é sempre um ato político", diz ela.

Roger Dias/EM/D.A Press
(foto: Roger Dias/EM/D.A Press)
O material continha o tema " A Vale destrói – o povo constroi". A iniciativa teve apoio do movimento Atingidos por Barragens, que conta com mais de 18 mil seguidores no Instagram. 

Os foliões que acompanharam o Abalachita também deram um recado contra a homofobia. "Quero dar um recado para que a comunidade LGTBI+ se ame mais. As pessoas têm de parar de seguir padrões que nos excluem da sociedade", diz Wandeir Campos, de 24 anos. 
 
Roger Dias/EM/D.A Press
(foto: Roger Dias/EM/D.A Press)
Felipe Campos, de 35 anos, chamou a atenção por sua fantasia cheia de armas. " Não tem conotação política. Temos, na verdade, que buscar a paz. A verdade é que gosto do personagem Dead Pool, da Marvel, que é um canadense diagnosticado com câncer terminal e foi cobaia de experiências do governo". 
 

O CarnaUai

Neste carnaval 2020, o Portal UAI e o Estado de Minas terão mais uma vez uma cobertura especial dos blocos de rua em Belo Horizonte

Veja a lista completa dos blocos de rua de Belo Horizonte

Confira as datas:

Monte sua agenda de carnaval

Já montou a sua programação para o carnaval 2020? O Portal Uai criou uma ferramenta especialmente para te ajudar! É bem rápido. Monte seu roteiro de carnaval para agitar nos seus bloquinhos favoritos. Veja como é fácil: 

Escolha a data em que vai curtir o carnaval
  • Selecione os blocos que você vai participar
  • Depois que selecionar, clique no botão “Gerar Agenda”. Pronto, seu roteiro foi criado.
  • Agora, compartilhe com seus amigos sua programação do carnaval 2020.

Mapa dos blocos

Os blocos de rua do carnaval BH 2020 já estão nas ruas para a folia. Chegou a hora de vestir as fantasias, preparar o glitter e entrar no ritmo do carnaval 2020. 

E para te ajudar nessa preparação, listamos uma programação com centenas de blocos de rua de BH. Confira todos os blocos de cada dia.  
 

MAIS SOBRE CARNAVAL