BH cria botão de pânico para foliões: saiba como operam novos 'totens da vigilância'

Equipamento em linha direta com a Guarda Municipal tem câmera, alarme e linha telefônica para denunciar furtos, roubos e outros crimes durante o carnaval

Déborah Lima 15/02/2020 16:27
Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

Um reforço para a segurança de foliões durante o período carnavalesco em Belo Horizonte: dois totens para contato direto com a Guarda Municipal foram instalados em pontos estratégicos da capital. Um deles fica na Praça Diogo de Vasconcelos, mais conhecida como praça da Savassi e outro em frente à Igreja São Francisco de Assis, na Pampulha.

As estruturas são compostas por uma câmera de monitoramento, um botão de pânico que aciona um alerta sonoro e um que faz uma ligação telefônica para a Guarda. A previsão é de que o equipamento ajude no combate a crimes como furto de celulares em pontos onde há aglomeração de pessoas.

O novo sistema de segurança foi instalado pela Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), que ganhou os equipamentos de uma empresa chinesa, a Hikvision. De acordo com a Guarda Municipal, o material vai facilitar a comunicação da população com os 2.054 agentes que estão nas ruas. A imagem registrada pelos totens será um acréscimo às outras 1.819 câmeras que são monitoradas no Centro de Operações de BH (COP-BH).

Também é por lá que os agentes vão responder aos chamados de emergência. “Queremos uma forma de facilitar o contato com a força de segurança”, disse o agente Nelson Martins. O botão que aciona o alarme de risco é como um pedido de socorro. “A pessoa vai soar alarme sonoro imediatamente”, explicou.

De acordo com a Guarda, as ocorrências mais comuns no período são de furto. “Acreditamos que as maiores solicitações serão por furto ou roubo. Celular é o principal alvo dos criminosos, principalmente em multidão”, alertou o agente. Diante da possibilidade de os botões de pânico serem acionados por “brincadeira”, a corporação vai trabalhar em conscientização. “Apostamos na boa fé do folião”, acrescentou.

Os totens ainda estão em fase final de testes, mas a promessa é de que, a partir do dia 22, todas as funções já estejam funcionando. Nelson Martins ressaltou que, nos últimos dias, os agentes também receberam qualificação para lidar com situações de racismo, importunação sexual e proteção aos direitos humanos.

“As expectativas para este carnaval são boas. Na avaliação da Belotur do ano passado, a segurança recebeu nota 8 (em uma escala até 10). A gente pretende manter esse patamar de segurança, que é uma das boas características do carnaval de BH.”

  

MAIS SOBRE CARNAVAL