Vários blocos agitam saideira do carnaval em BH neste domingo; confira programação

Folia nas ruas da capital mineira começa cedo, a partir das 8h

por Elian Guimarães 10/03/2019 08:30
Paulo Filgueiras/EM/D.A Press
(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press )


Foi-se o tempo em que a folia de carnaval se encerrava na quarta-feira de cinzas. Para provar isso, a partir das 8h, tem Ressaca de Carnaval no Bairro Lagoinha, Região Nordeste de Belo Horizonte. A festa é organizada pela Liga de Carnaval da Lagoinha e conta com a participação dos blocos Afoxé Ilê Odara; OriSamba; Bloco do Bigode; Leão da Lagoinha e da Escola de Samba Unidos dos Guaranys. No repertório, muita música baiana. O grupo vai se concentrar na Praça Vaz de Melo, às 8h, e depois segue para a Rua Itapecerica, onde pretende animar os foliões até as 17h. Mas hoje ainda tem muito mais (confira a programação).

Desde este sábado, vários bloquinhos agitam a cidade, mostrando o que se pode esperar para o ano que vem. Despedindo-se do carnaval que arrastou milhões de foliões pelas ruas de Belo Horizonte, o Ziriggydun Stardust abriu a festa às 10h, com o propósito de reunir os principais blocos da cidade e para “tomar fôlego para o carnaval do ano que vem”, segundo o administrador de empresas Márcio Gomes, que veio de Campinas (SP) e passou 10 dias de “alegria geral na capital”.

A concentração na Praça Zahmenhof, na esquina da Rua David Campista com a Avenida Assis Chateaubriand, no Bairro Floresta, reuniu um grupo de pessoas que procuravam as poucas sombras para escapar do sol escaldante que assolou BH na manhã de ontem (28 graus nas primeiras horas do dia). Aos poucos, grupos de fantasiados foram surgindo, atraídos pelo batuque e pela música, já de saudades do carnaval que bateu recordes na cidade.

Fantasiadas a rigor, as amigas Andrea Borges, assistente social, de 54 anos, a design de interiores Patrícia Fidélis, de 45, e a administradora de empresas Patrícia Valete, de 41, chegaram mais cedo, tentando aproveitar ao máximo as últimas horas carnavalescas na cidade.

MANIFESTAÇÕES A jornalista Mônica de Paula, organizadora do grupo do Ziriggydun, em companhia de Alisson Vilas e Cláudio Calixto, lembrou que o bloco nasceu em homenagem a David Bowie, morto em 2016, mesmo ano de surgimento do bloco, e que a intenção é atrair todas os grupos carnavalescos que fizeram a festa na cidade, num “encerramento triunfal”.

As manifestações políticas e da causa LGBT, que marcaram o carnaval 2019, também se fizeram presentes. Gritos de ordem seguiram o cortejo, com drags animando os foliões.

Despediram-se também os blocos do Prazer, Tim Doidão, da Pompeia, Unidus do Golo, Carnamarano, AloPrado e Uai, sô!.

PROGRAMAÇÃO
HOJE
Fecha a Santa
Horário: 15h
Local: Rua Aarão Reis, 570, Centro

É isso mesmo, produção?
Horário: 14h
Local: Av. Brasil, entre as ruas Domingos Vieira e Álvares Maciel, Santa Efigênia

Minha mulher não deixa
Horário: 14h
Local: Rua Presidente Costa e Silva, entre as ruas Juiz Elizeu Jardim e Dr. Ribeiro Pena, Bairro das Indústrias

Bloco Filhas de Clara
Horário: 12h
Local: Avenida Clara Nunes, 795, Renascença

Bloco Todo carnaval tem Bonfim
Horário: 13h
Local: Rua José Ildeu Gramiscelli, entre as ruas Borda da Mata e Botelhos, Bonfim

Bloco Ressaca de carnaval da Lagoinha
Horário: a partir das 8h
Local: Praça Vaz de Melo e Rua Itapecerica, entre as ruas Adalberto Ferraz e Machado de Assis, Lagoinha

Bloco Truperalta
Horário: 9h
Local: Av. Silva Lobo, Grajaú

Bloco dos amigos da Deia
Horário: 11h
Local: Rua Francisco Dumont, Stª Terezinha

MAIS SOBRE CARNAVAL