Com tema tropical, Havayanas Usadas exalta a música latina

Bloco desfila pela terceira vez na capital mineira e, em meio à alegria, fez uma parada para lembrar as vítimas da tragédia de Brumadinho; foliões não economizaram na fantasia

por Flávia Ayer 04/03/2019 12:43
Ver galeria . 68 Fotos Em seu terceiro ano, o Bloco Havayanas Usadas leva o tema 'Soy Loco por Ti Carnaval', homenageando os países latino-americanos. Fantasias dos foliões em tema tropical não economizam nas flores e estampas. Bloco ainda homenageou vítimas de rompimento das barragens em Mariana e Brumadinho.Gladyston Rodrigues/EM/D.A. Press
Em seu terceiro ano, o Bloco Havayanas Usadas leva o tema 'Soy Loco por Ti Carnaval', homenageando os países latino-americanos. Fantasias dos foliões em tema tropical não economizam nas flores e estampas. Bloco ainda homenageou vítimas de rompimento das barragens em Mariana e Brumadinho. (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A. Press )

O Carnaval 2019 em Belo Horizonte não para. O Bloco Havayanas Usadas se concentrou na Avenida dos Andradas na manhã desta segunda-feira e fez sucesso. Em seu terceiro ano, o bloco levou o tema Soy Loco por Ti Carnaval, homenageando os países latino-americanos. Fantasias dos foliões em tema tropical não economizam nas flores, frutas e estampas.

O bloco começou com abertura surpresa. No chão ficaram somente com instrumentos, com balões amarelos e laranjas, e os músicos se retiraram do espaço. Com a música Soy Loco por Ti América, começou o desfile.

Aos clássicos do axé antigo, foram acrescidos ao repertório sucessos da música latina, do reggaeton à Cumbia. Cantores latinos também fizeram participações especiais, como a chilena Cláudia Manzo e o boliviano Carlos Bolívia, vocalista da Orquestra Atípica de Lhamas.

A bateria contou com 160 ritmistas e cada ala abordou um tema, sempre numa referência à América Latina. Um deles, por exemplo, Ni una a menos, campanha argentina contra o feminicídio.

As fantasias coloridas e divertidas marcaram presença em peso. Chaves, Chiquinha até os Menudos foram no Havayanas Usadas. Não faltam também saias em camadas, flores e brilho, muito brilho.

No ano passado, o Havayanas arrastou 200 mil pessoas pela Avenida dos Andradas, na altura dos Bairros Sagrada Família e Esplanada. A expectativa deste ano foi repetir o público do ano passado.

Hora de dar à voz

O desfile abordou causas sociais urgentes e atuais. As alunas da ONG Transvest, que apoia a educação de pessoas trans, foram convidadas para serem as musas do bloco.

Ludmila Ferraz, de 28 anos, uma das alusas musas do bloco estava em êxtase, sambando, dançando e mostrando que não é à toa que é musa. "Hoje podemos mostrar que temos capacidade pra tudo. Pra ser musa, pra trabalhar, estudar", diz. Ludmila sonha em se formar como assistente social. 

Além disso, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) também participou do bloco, chamando atenção não apenas para Brumadinho, mas para tantas tragédias que já aconteceram e o risco de novas.

Homenagem à Brumadinho

A bateria entrou em passeata carregando uma faixa "O carnaval de BH está com Brumadinho e Mariana", em homenagem às vítimas do rompimento de barragens. O desastre em Brumadinho, em 25 de janeiro, deixou 186 mortos e 122 pessoas seguem desaparecidas.

Débora Mendes, uma das fundadoras do bloco, explicou que a homenagem às vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho foi escolhida para iniciar às 12h28. “Na hora exata do rompimento da barragem vamos fazer uma intervenção e uma homenagem às vítimas", disse.

Gladyston Rodrigues/EM/D.A. Press
Bloco desfila pela terceira vez na capital mineira levando muita alegria. Foliões não economizaram na fantasia. Bloco prestou homenagem à Brumadinho (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A. Press)

MAIS SOBRE CARNAVAL