Novidade nas fantasias de bloco baiano não agradou foliões

Adereços dourados foram incorporados às vestes com intuito de prestar homenagens a Gandhi, Oxum e Mestre Moa do Katendê

por Redação EM Cultura 03/03/2019 22:21

Instagram/Reprodução
Neste ano, detalhe em fantasia desagradou parte dos integrantes do bloco (foto: Instagram/Reprodução)

O desfile dos Filhos de Gandhy, na tarde deste domingo (3), em Salvador, causou polêmica em parte do público que acompanhava o bloco. Neste ano, a tradicional fantasia azul e branca ganhou detalhes em dourado.

 

A rejeição veio por parte dos integrantes mais tradicionais do bloco. A justificativa foi a de que a nova cor descaracteriza a essência do bloco, considerado por muitos como religião.

 

A escolha da nova cor foi explicada pelo criador da fantasia. O intuito era associar Mahatma Gandhi ao brilho de uma joia, além de homenagear a orixá Oxum e fazer referência às cores do afoxé Badauê, comandado por Mestre Moa do Katendê, morto por discussão política no período eleitoral do ano passado. 

 

A nova cor não foi a única novidade dos Filhos de Gandhy neste ano. A tradicional sandália branca foi substituída por calçados parecidos com os crocs. 

 

Não foi a primeira vez que os Filhos de Gandhy causam polêmica ao mostrar alguma novidade. Em 2006, o bloco trocou os turbantes brancos por peças da cor azul, o que revoltou parte do público.  

 

 

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE CARNAVAL