Confira cuidados com a rede elétrica durante o carnaval de BH

Trios elétricos devem ter atenção redobrada para evitar acidentes. Duzentos e vinte eventos foram cancelados após avaliação da Cemig

por Déborah Lima* 28/02/2019 18:25
Sidney Lopes/EM/DA Press
Carnaval 2019 leva foliões à rua e cuidado deve ser redobrado com a rede elétrica (foto: Sidney Lopes/EM/DA Press)

O grande carnaval de Belo Horizonte atrai a cada ano mais foliões. Por esse motivo, a segurança com a rede elétrica é fundamental para que tudo dê certo na hora da diversão. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), em conjunto com a Belotur, realiza uma série de ações para que tudo ocorra bem e sem nenhum tipo de acidente.
 

De acordo com a Cemig, foram realizadas mais de 900 inspeções em locais onde serão realizados 629 eventos carnavalescos e pré-carnavalescos, além de 220 eventos cancelados por diversos motivos, depois que foi feita a avaliação pelos técnicos da companhia. Também foram refeitas 53 inspeções após a mudança de percurso ou alteração nas dimensões dos trios elétricos.

Além disso, os locais receberam ações preventivas na rede elétrica para garantir a segurança dos foliões, como a poda de árvores, a substituição de equipamentos e correções diversas na rede, como substituição de postes e tensionamento dos cabos.

A Cemig alerta que não devem ser afixados enfeites e nem arremessados objetos sobre a rede elétrica, incluindo postes, e que os trios elétricos, incluindo seus integrantes, devem respeitar a distância mínima da fiação.

O engenheiro de segurança do trabalho Demetrio Aguiar, da Cemig, alerta que a altura dos trios elétricos e carros alegóricos, incluindo adornos, mastros, enfeites e cobertura removível para chuva, seja no mínimo 1,5 metro inferior à altura dos fios e equipamentos elétricos da rede de distribuição de energia. 

Segundo Demetrio, os veículos não devem trafegar sob a rede elétrica se a altura deles for igual ou maior que a dos fios elétricos, pois “além do risco de choque, há o risco de colisão com os cabos e consequente derrubada dos postes, fios e equipamentos da rede de energia sobre o próprio veículo ou sobre os foliões”.

Atenção redobrada

Outro acessório que merece bastante atenção daqueles que estiverem em cima dos trios elétricos é o bastão de selfie. “Em hipótese alguma esse objeto deve se aproximar da rede elétrica. Além disso, as pessoas que estiverem em cima desses veículos não devem jogar nenhum objeto sobre a rede, muito menos serpentinas metálicas e espumas”, destaca Demetrio.

Já no caso de colisão entre carro e poste, não se deve tocar ou se aproximar dos cabos caídos no solo ou das partes metálicas dos veículos para se evitar o risco de choque elétrico. “Caso haja um acidente, a população deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, e também a Cemig, pelo 116”, completa o engenheiro.

Rede elétrica

De acordo com a Cemig, no ano passado, um bloco carnavalesco de Belo Horizonte contratou profissionais para levantar fios da rede elétrica e também de telefonia e TV a cabo para que trios elétricos trafegassem pelas ruas do Bairro Castelo, em Belo Horizonte. Segundo a companhia esse procedimento é criminoso e inadequado, podendo causar acidentes graves com a rede elétrica.

Demetrio salienta que as redes de telecomunicações ficam afixadas nos mesmos postes e estão posicionadas logo abaixo da rede elétrica.

“Não é permitido ‘suspender’ essas redes de telecomunicação. E, se o veículo de som ou trio elétrico se enroscar nesses fios, há risco de o poste se quebrar ou, ainda, de o fio telefônico se romper e ser projetado contra a rede elétrica, o que provocaria curto circuito com risco de choque elétrico às pessoas próximas”, finaliza.
 

* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.
 

MAIS SOBRE CARNAVAL