Confira a programação do metrô de BH durante o Carnaval 2019

Cerca de 4,6 milhões de foliões devem passar pela capital mineira

por Pedro Lovisi* 22/02/2019 17:54
Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
A Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) anunciou um esquema especial de funcionamento do metrô de Belo Horizonte para o período de carnaval. A estimativa é que o transporte atenda parte dos 4,6 milhões de foliões que devem marcar presença nos desfiles dos blocos de rua de Belo Horizonte

Em função da festa, na sexta-feira, as estações Central e Primeiro de Maio seguirão abertas até as 2h da madrugada. Já de sábado a terça-feira, o horário ampliado seguirá em curso apenas para a Estação Central. Após às 23h, as demais estações operarão somente para desembarque. No sábado, as Estações Vilarinho, São Gabriel e Central também abrirão mais cedo, às 5h da manhã.

Ainda segundo a companhia, os passageiros não poderão recarregar os cartões eletrônicos na Estação Central no decorrer no período de carnaval. A medida visa garantir mais comodidade aos usuários. Além disso, devido aos eventos na Praça da Estação, o acesso à estação Central será feito apenas pela rua Aarão Reis. 

Restrições| Quem for utilizar o metrô no carnaval, deve ficar atento às restrições para ter acesso ao transporte.  Durante o período, não será permitido o embarque de grandes volumes, incluindo coolers, caixas de isopor e pacotes de gelo. 

O tamanho máximo permitido para o transporte de volumes no metrô não pode ultrapassar dois metros de altura e nenhum de seus lados poderá ter mais que cinquenta centímetros de largura (2m x 0,50cm). Os objetos devem ser embarcados pelo próprio usuário e de uma única vez.
 
Além disso, está proibida a entrada de garrafas de vidro e a venda de produtos comercializados por ambulantes, incluindo bebidas e alimentos, bem como o transporte de materiais inflamáveis/explosivos e pirotécnicos.  Também não será permitida a entrada de carrinhos de gelados, de supermercado ou de carga


Programação Especial


Sexta-feira

Estações Central e Primeiro de Maio ficam abertas até as 2h. As demais estações operarão somente o desembarque, após as 23h. Intervalo de dias úteis com 6 minutos nos horários de pico e 10 minutos, a partir do meio dia até as 16h. Das 19h às 21h30, intervalos de 10 minutos. De 21h30 às 2h, intervalos de 11 a 15 minutos.
 
Sábado a terça-feira
 
Operação especial do metrô, com a estação Central aberta até as 2h. Demais estações operam somente para desembarque, após as 23h. Intervalos de 8 minutos durante o dia. A partir das 21h30 até as 2h, intervalos variando de 11 a 15 minutos.

Quarta-feira

Operação regular do metrô, com todas as estações abertas até as 23h. Intervalos de 12 minutos, das 5h15 às 17h. Das 17h às 20h, intervalos variando de 7 a 10 minutos. Das 20h às 23h, 15 minutos.

* Estagiário sob supervisão da subediotra Ellen Cristie


MAIS SOBRE CARNAVAL