Vídeos 360 e transmissão ao vivo: cobertura do carnaval de BH aposta em imersão e serviço

Novos recursos nas páginas do Estado de Minas levam os leitores para dentro dos blocos de rua da capital

por Fred Bottrel 07/02/2018 07:00

None
O maior carnaval da história de Belo Horizonte já tomou as ruas da cidade, que está com a expectativa de reunir 3,6 milhões de pessoas na festa que contará com mais de 500 blocos e quase 700 desfiles ao longo do feriado. Para que ninguém perca essa festa gigantesca na capital, o Estado de Minas montou uma equipe especial para levar extenso conteúdo multimídia, que terá interação com o impresso por meio de ferramentas que transferem aos leitores a sensação de estar dentro dos blocos de rua da capital.

A expansão do carnaval de BH desafia a cobertura jornalística rumo a novos olhares. Por isso, para a festa deste ano, além de um caderno diário na edição impressa com os destaques dos blocos, o Estado de Minas preparou variedade de abordagens técnicas para a produção de conteúdo digital. De mapa interativo com os blocos imperdíveis a vídeos em 360 graus: imersão, interação e serviço pautam a estratégia da cobertura do Portal Uai no carnaval deste ano. O foco é o leitor-folião que precisa estar bem informado na palma da mão e no meio do bloco.

“A cobertura do Estado de Minas e do Portal Uai foi planejada para estar em sintonia com o dinamismo do carnaval de BH, um dos maiores e mais populares do país. A diversidade das ruas ganhará correspondência em nosso site e em nossas páginas impressas”, conta o diretor de Redação, Carlos Marcelo.

O material da cobertura digital do Portal Uai, desenvolvido no Núcleo de Criação Multimídia do jornal, ganha curadoria nas edições impressas do caderno especial de carnaval. “Para isso, uma equipe especial de profissionais foi preparada para garantir que as informações dos repórteres e fotógrafos de dentro dos blocos cheguem rapidamente aos leitores”, explica o subeditor Rafael Alves. Nesta página você já confere uma prévia do que vem por aí, com as principais ferramentas que vão arejar nossas páginas.

XOTIFALÁ

 

‘‘Oi você!”

Em edições diárias. Luiz Othávio Gimenez e Larissa Kümpel mostram as principais tendências. As pílulas trazem o humor ácido que marca o sucesso do vlog do Portal Uai – as edições semanais do Xotifalá alcançam até 4 milhões de pessoas nas redes sociais. 

 

REPÓRTER SELFIE 

Por dentro da festa

Além de várias entradas ao vivo entre foliões dos principais ou mais inusitados blocos, teremos edições diárias. Maria Pereira e Getúlio Fernandes vão para o meio da multidão para trazer a perspectiva de dentro da festa.


Túlio Santos/EM/DA Press
(foto: Túlio Santos/EM/DA Press)

QUE BRILHO FOI ESSE?

Imagens de destaque

O trabalho dos repórteres fotográficos Edésio Ferreira, Jair Amaral, Juarez Rodrigues, Leandro Couri, Paulo Filgueiras, Gladyston Rodrigues e Ramon Lisboa ganha vitrine especial com esta ferramenta. Com o código QR, o leitor vai acessar os melhores cliques da folia.

 

Bloco do 360

Imersão total

Experiência de jornalismo imersivo leva câmeras 360 graus para o centro nervoso do carnaval: os jornalistas Fred Bottrel e Renan Damasceno conduzem o leitor para dentro do bloco. O material pode ser acessado por smartphone e também funciona em desktop. A produção tem o apoio da Samsung.

MAIS SOBRE CARNAVAL