A folia já começou no interior de Minas. Veja a programação nas cidades históricas

Se o carnaval em Belo Horizonte promete atrair mais de 3 milhões de pessoas, no interior a tradição nas cidades de Ouro Preto, Diamantina, Tiradentes, São João del-Rei, Mariana e Itabirito ainda se faz presente e convida foliões para a maior festa de momo

por Carlos Altman 06/02/2018 07:00
Túlio Santos/EM
Com 46 anos, a Bandalheira é o bloco mais divertido e desafinado na cidade histórica (foto: Túlio Santos/EM)
 
 
Cidades do circuito do ouro são as mais procuradas nesta época do ano. Na capital ou em outras cidades do estado, a ordem é se divertir. E o turismo selecionou alguns roteiros para você se programar e cair na animação nas cidades históricas mineiras.
 
Abram alas para a diversão

A cidade histórica de Ouro Preto, além das suas belezas naturais e culturais, é também reconhecida por seu tradicional carnaval de rua, com desfiles de blocos caricatos que contagiam foliões de diversas regiões do país e do mundo. O carnaval na cidade tem espaço para todo tipo de música, desde as tradicionais marchinhas e sambas até o pop rock durante seis dias de festa (de quinta a terça). De acordo com a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto, são esperadas cerca de 40 mil pessoas para o carnaval 2018.
 
Renato Weil/EM
Com uma programação variada de ritmos, o Espaço folia promove os shows mais animados (foto: Renato Weil/EM)
 
A festa na cidade barroca vai contar com palcos no Centro Histórico – Praça Tiradentes e Largo do Cinema (Praça Reinaldo Alves de Brito)–, onde as bandas se apresentarão tocando músicas de diversos estilos. O bloco Zé Pereira do Clube dos Lacaios, que este ano completa 150 anos – ele é considerado o bloco mais antigo em atividade ininterrupta no Brasil – vai desfilar em quase todos dias com sua tradicional batucada e bonecos caricatos. Nos distritos, os foliões também vão poder cair na folia. Para quem é louco por outros ritmos, camarote, e abadás, a Liga dos Blocos de Carnaval de Ouro Preto, que reúne os quatro principais blocos da cidade – Bloco do Caixão, Bloco Cabrobró, Bloco da Praia e Bloco Chapado – vai agitar o Espaço Folia com uma programação que mistura samba, pagode, axé, rock, pop e música eletrônica. Criada em 2005, a Liga vem, desde então, promovendo o carnaval com atrações nacionais que atraem milhares de visitantes para a cidade. Com pacotes fechados para pista e camarote, é uma forma diferente de curtir a folia.


10/2 - Bloco do Caixão
» Atrações: Pabllo Vittar, MC Livinho, MC Lan, DJ Yuri Martins
Mais antigo dos blocos formadores da Liga, o Bloco do Caixão oferece 7 horas de festa com open bar e praça de alimentação na pista e no camarote, bebidas e comidas liberadas. A bateria do bloco tem um toque único, reconhecido de longe por quem curte a folia ouro-pretana. Foi um dos primeiros a realizar um evento fora das ruas da cidade, mas, ainda assim, mantém a tradição de desfilar com o tradicional caixão pelas ruas de Ouro Preto. 

11/2 - Bloco Cabrobró
» Atrações: Nego do Borel, Chapeleiro, Molejo
O Cabrobró, criado em 2000, tem como diferenciais a bateria própria e os mimos oferecidos aos foliões que escolhem seu camarote para vivenciar os três estilos musicais diferentes oferecidos. No camarote, open bar, com bebidas exclusivas e diferenciadas, e open food, com o bufê tradicional na Região dos Inconfidentes. Para quem vai de pista, a bebida também é liberada, e uma praça de alimentação garante a reposição da energia do folião. O Cabrobró une estudantes, familiares e amigos em uma festa animada e cheia de surpresas. 


12/2 - Bloco da Praia
» Atrações: MC Kevinho, Alexandre Peixe, Felguk
As repúblicas formadoras do bloco ficam na região de Ouro Preto conhecida como Praia do Circo, e é a praia que inspira a cenografia do bloco, criado em 2000, com uma experiência diferenciada para o folião. Um dos destaques é o lounge interativo, que sempre rende fotos dos foliões no ritmo da praia. A folia começa antes mesmo da abertura dos portões com uma bateria carnavalesca convidada a postos, aquecendo os foliões para a festa. Garrinhas do caranguejo, símbolo do bloco, serão distribuídas durante a festa, assim como outros brindes. 


13/2 - Bloco Chapado
» Atrações: Dennis Intense, Tuca Fernandes, Efinito
Mais novo entre os integrantes da Liga, o Bloco Chapado encerra o carnaval de Ouro Preto em grande estilo. Na pista e no camarote, bebidas estão liberadas. Um dos diferenciais do bloco são os efeitos especiais de pirotecnia, tanto no palco quanto no camarote, incendiando o público e fazendo os foliões vibrarem intensamente com as sete horas de festa. 

Serviço
» Espaço Folia - Praça da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)

Folia, cerveja e tradição em Itabirito

Sanderson Pereira/ Divulgação
A cidade d Itabirito vai oferecer diversão em seis circuitos para todas as idades (foto: Sanderson Pereira/ Divulgação )

Folia nas ruas e samba no pé. O carnaval de Itabirito garante diversão, segurança e atração para todos os gostos. A prefeitura da cidade quer dar mais visibilidade aos blocos de rua este ano e aposta em diversificação de horários e em atrações inovadoras, como shows, desfiles de blocos locais, e atrações da vizinha Ouro Preto e de BH vão esquentar as tardes e noites do carnaval da cidade, que integra o Circuito do Ouro. O Itabirito Folia 2018, um dos mais representativos carnavais do interior de Minas Gerais, estará a partir de amanhã de portas abertas para receber foliões e turistas até o dia 13. Com expectativa de 40 mil foliões por dia, a prefeitura investiu em estrutura e segurança para melhor atender o público nos sete dias de festa. Além disso, conta com programação de tirar o fôlego. Serão seis circuitos exclusivamente dedicados em garantir inclusão e diversão para todos os tipos de públicos. A edição se destaca como ótima opção cultural e turística.
 
O Circuito Central garante diversão para quem não abre mão do carnaval de rua. Conta com estrutura que engloba três palcos (Folia, Cores Vivas e Alimentação) no Centro da cidade, com programação de shows ampla e variada. Blocos consagrados de Belo Horizonte vão balançar a cidade, como o Chama o Síndico, Toca Raul, Volta Belchior e Havaianas Usadas. Outro ponto que merece destaque é a valorização dos blocos locais, que vão desfilar pelo Centro, como o Bloco Urucum, Ala Show do Império da Saudade, Minabloco, Unidos da Boa Viagem, Axé Igbá, Ivete Não Veio e Gaiola das Loucas, entre outros. Ainda haverá shows locais, como Cachaça com Arnica, Pirulito da Vila, Batabaque, SakaSamba e Tindolelê, entre muitos outros. Outra atração de destaque é o tradicional desfile da Bandalheira, que traz às tardes de domingo e terça-feira toda a sua irreverência e alegria.
 
No Centro Histórico da cidade, as atrações amadas pela população, como o Cortejo do Zé Pereira e o Instituto de Seresta Descendo a Ladeira, abrirão alas para o Bloco Candonguêro, de Ouro Preto.
Novidades são aguardadas neste ano para o Circuito Rural. A fim de descentralizar o carnaval urbano, a Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo intensificou a programação nos distritos de São Gonçalo do Bação e Acuruí. Atrações como o Minabloco, Bloco As Virgens do Beco (de São Gonçalo do Bação) e a cantora Letícia Garcia vão fazer parte da festa nos distritos, além de vários outros shows e som mecânico. A medida visa valorizar as atrações rurais, bem como as belezas naturais guardadas a sete chaves.
 
Realizado na Praça dos Inconfidentes pela Associação de Blocos Carnavalescos da Cidade de Itabirito (ABCI), em parceria com a prefeitura, o evento reúne estrutura diferenciada para agradar aos foliões animados, dispostos a curtir com segurança durante toda a madrugada. Atrações como Alexandre Peixe, Tainá Felipe, Rick e Ricardo, Baianeiros e Grupo SakaSamba vão ferver o local. Programação completa e valores no Facebook da Associação de Blocos Carnavalescos da Cidade de Itabirito ou no evento oficial do Itabirito Folia 2018.

Novidades
Sanderson Pereira/ Divulgação
Um espaço foi criado somente para as crianças (foto: Sanderson Pereira/ Divulgação )
 
A novidade deste ano é o palco itinerante, adaptado em um caminhão temático, que circulará por quatro bairros da cidade ao som da Banda Bem Bolado e ao lado dos bloquinhos de carnaval. Os bairros de Santo Antônio, Santa Rita, São José e Padre Adelmo poderão aproveitar a proposta mambembe das 11h às 13h. Nos dias 10 e 12, a Carreta da Alegria vai fazer a festa dos pequenos foliões. Para participar, os responsáveis devem retirar o passaporte no Espaço Kids e acompanhar as crianças durante o passeio. A Praça da Estação oferecerá atrações especiais em horários de matinês, como a Cia. Oskindô, de Mariana, e o MPBaixinhos, da capital mineira. Academia Libre Cantare e a Associação Cultural Canarinhos de Itabirito compõem a programação exclusiva para os pequenos. Outras atividades, como oficinas de máscaras e pintura facial, vão garantir a diversão das crianças.


Circuito Cervejeiro Feira Experimente 

O Itabirito Folia é um espaço ideal para quem curte outros estilos musicais. Entre os dias 10 a 13 será realizada a melhor feira de gastronomia e cervejas artesanais do estado. A Feira Experimente ocorre mensalmente no Jardim Canadá, em Nova Lima, e no período de carnaval Itabirito recebe esse grande evento. A charmosa Praça da Estação é palco do Circuito Cervejeiro, que é o espaço exclusivo para os amantes do rock’n roll, cervejas artesanais e da gastronomia. Neste ano, serão nove cervejarias e seis restaurantes participantes, além de quatro shows e DJs todos os dias.



Diversão na terra de JK

Alexandre Guzanshe/EM
No sobe e desce das ladeiras e Diamantina, muita gente fantasiada (foto: Alexandre Guzanshe/EM)

Os foliões já estão preparando as fantasias para participar do carnaval 2018 em Diamantina. Seguindo a tendência nacional, o Circuito de Blocos Carnavalescos ganha novos adeptos a cada ano. Em 2015, foram 12 blocos. No ano passado, somaram 28, e, este ano, já chega a 31 o número de inscritos. “O modelo de carnaval baiano, ancorado em abadás e trios, vem perdendo espaço ano a ano para a folia de rua, protagonizada pela própria sociedade civil, em um movimento democrático e espontâneo que teve em Belo Horizonte, em 2012, seu principal marco”, conta Márcia Betânia, secretária municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina.
Além do Circuito de Blocos, a Prefeitura de Diamantina busca a participação de bandas musicais, algumas delas já tradicionais no próprio município. Toda a infraestrutura de segurança, limpeza e higiene, o que inclui a instalação de sanitários em vários pontos da cidade, também já está assegurada pela administração local.
 
Um exemplo é o bloco “Me Ampara Senão eu Caio”, que esperava 700 participantes no ano passado, mas no final o número de foliões ultrapassou mil foliões. O sucesso deverá se repetir este ano, já que o grupo está recebendo inscrições de pessoas das mais diversas cidades. O carnaval 2018 de Diamantina traz muitas novidades para os foliões este ano, com uma festa planejada para todos. A programação de shows no palco da Praça do Mercado Velho e no Largo Dom João já está definida. Em breve, será divulgada a programação completa da folia na Rua da Quitanda e o Circuito dos Blocos.
 
Paulo Filgueiras/EM
Batcaverna é sinônimo de animação na cidade histórica (foto: Paulo Filgueiras/EM)
O Bloco dos Deuses faz o abre-alas do carnaval de Diamantina, amanhã, com a maior orquestra de sopros já organizada no município, formada por bandas e músicos da cidade e dos distritos.
Na quinta-feira, a folia começa na cidade com o show da Bat Caverna na Rua da Quitanda.
A prefeitura preparou uma programação variada, com bandas já tradicionais na cidade, valorizando os artistas da terra e também convidando grandes atrações de carnaval, como a banda Baianas Ozadas, que no ano passado arrastou uma multidão de 500 mil foliões em Belo Horizonte. Em breve, será divulgado o Circuito de Blocos, animados pelas charangas. Eles vão desfilar pelas ladeiras de Diamantina arrastando os foliões. Alguns já fazem parte da história do município, como o Sapo Seco, Zé do Caixão e Balão Mágico, mas a folia também contará com novos blocos recém-formados.

 Confira a programação em Diamantina:


7/02 - Quarta-feira
Abertura do Carnaval 2018 de Diamantina com O Bloco dos Deuses e a maior orquestra de sopros 
 
8/02- Quinta-feira
20h: Bloco Me Ampara Se Não Eu Caio e Show Com a Banda de Ouro Preto — Condoguêro. Concentração na Rua do Amparo 
23h: Bat-Caverna, na Rua da Quitanda 

9/02 -Sexta-feira 
00h: UH!Bloco

10/02 - Sábado 
17h: Becudus do Motta 
22h: Sambeo 
02h: Baianas Ozadas 

11/02 Domingo 
17h: Becudus do Mota 
21h: Saideira 
00h: Sambea 
03h: Uh!Bloco 

12/02- Segunda-feira
17h: Sambeco 
22h: Bloco do Rock 
(Jack Bóris e Convidados) 
02h: Bartucada  

13/02 - Terça-feira
20h: Saideira 
01h: Uh!Bloco 
Palco - Largo Dom 

Carnaval cultural em São João del-Rei e Tiradentes

Thiago Morandi/Prefeitura de Sao João del-Rei
Hoje já tem folia nas ruas de São João del-Rei (foto: Thiago Morandi/Prefeitura de Sao João del-Rei )

A Secretaria de Cultura e Turismo de São João del-Rei divulgou a programação oficial do carnaval 2018. A festa na cidade histórica começou em 26 de janeiro e vai até o dia 13. Para organizar a festa, a prefeitura investiu cerca de R$ 1 milhão por meio de recursos próprios. Os eventos vão contar com a participação de 64 blocos e 11 agremiações. Na programação, os blocos tradicionais mantêm o dia da semana em que saem pelas ruas da cidade. Hoje à noite, a concentração do bloco Se Mamãe Deixar está marcada para as 20h, no Largo do Rosário. Amanhã, o Lesma Lerda reúne os foliões na Avenida Oito de Dezembro. De acordo com a organização, o bloco deve ter a participação de quase 20 mil foliões. O bloco Gato de Botas, no Largo de São Francisco, às 19h, faz a festa no dia 8. Além da programação de blocos também foi divulgada a ordem dos desfiles das escolas de samba em 2018. 
 
Renato Weil/EM
Tiradentes promove o carnaval cultural (foto: Renato Weil/EM)
 
 
Diferentemente de 2017, a disputa pelo título de campeã será em três dias. A passarela vai ser mantida na Avenida Presidente Tancredo Neves, no Centro da cidade. O valor dos ingressos ainda não foi divulgado pela Associação de Escolas de Samba, Blocos e Ranchos (Aesbra) de São João del-Rei, responsável pela organização dos desfiles. As seis agremiações desfilam nos dias 10, 11 e 12. Duas escolas de samba mirins também participam das comemorações e se apresentam no sábado e na segunda-feira de carnaval. E na cidade vizinha de Tiradentes, o Carnaval Cultural integra a série de eventos comemorativos dos 300 anos da cidade histórica no Campo das Vertentes. Entre os dias 8 e 13, a festa pretende resgatar os tradicionais blocos de rua, além de promover shows e atrações no Largo das Forras.

 
 Confira a programação dos desfiles das escolas e de blocos de São João del-Rei:

10/02 -Sábado 
20h30 - GRES Mirim Mocidade Independente de Santo Antônio
21h30 - GRES Girassol
22h50 - GRES Vem Me Ver

11/02- Domingo 
20h30 - Bloco Unidos do Ferverão
21h30 - GRES Irmãos Metralha
22h50 - GRES Bate Paus

12/02 - Segunda-feira
20h - Bloco Sem Compromisso
21h - GRES Mirim Unidos da Lata
22h - GRES Mocidade Independente do Bonfim
23h20 - GRES Unidos de São Geraldo

12/02 - Terça-feira
21h - Bloco Típico: Os caveiras

 
Confira a programação em Tiradentes

08/02 - Quinta-feira
19hs - Concentração do Bloco ABT (Associação dos Blocos de Tiradentes)
Local: Quatro Cantos

09/02 - Sexta-feira
08h - Concentração do Bloco Reviver
Local: Escola Basílio da Gama
9hs - Abertura ofical do Carnaval Cultural 
Local: Largo das Forras
19h - Concentração do Bloco das Charreteiras (Rumo às Domésticas)
Local: Cuiabá
21h –  Concentração do Bloco das Domésticas
Local: Bar da Zezé

10/02 - Sábado
03h - Bloco da Alvorada 
Local: Alto São Francisco
14h - DJ no Largo das Forras 
17h - Bloco AMOR&CANA
Local: Igreja do Canjica
20h -  Bloco ESTAÇÃO CAÇA-CACHAÇA
Local: Bar da zezé

11/02 - Domingo
14h - DJ no Largo das Forras
15h - Concentração do Bloco SECOS&MOLHADOS
Local:  Igreja do Canjica
19h - Concentração do Bloco VER-TE CANA
Rua Direita

12/02 - Segunda-feira
14h - DJ no Largo das Forras
14h - Concentração do Bloco GATOS DE BOTAS
Local:  Bar da zezé
15h - Concentração do Bloco PALHAÇADA
Local:Largo das Mercês
19h - Concentração do Bloco BEATÕES DA SANTÍSSIMA
Local: Bar da Zezé
21h - Concentração do Bloco OS ABANDONADOS
Local: Cuiabá de Baixo

13/02 - Terça-feira
14h - DJ no Largo das Forras
16h - Concentração do Bloco UNIDOS DA PONTE
Local: Rua dos Inconfidentes
21h - Concentração do Bloco ROMA FOI POUCO
Local: Quatro Cantos

14/02 -Quarta-feira
01h - Bloco GOURMET DA MADRUGADA
Local - Quatro Cantos

 


Festa tamanho família em Mariana

Renato Weil/EM/D.A Press
Bloco de bonecos em Mariana é sucesso entre a garotada (foto: Renato Weil/EM/D.A Press )
 

Abram alas para a folia da região dos Inconfidentes e a cidade histórica de Mariana promove festa deste ano com o tema Carnaval 2018 – Para Viver Mariana. Entre os dias 8 e 11, as ruas da primeira capital de Minas Gerais serão invadidas pela alegria e pela descontração da folia mais esperada no ano. O evento promete resgatar as tradições da cidade, como o desfile de blocos caricatos e a apresentação das escolas de samba no Centro Histórico. Ao som das tradicionais marchinhas, do samba de raiz e de outros tantos ritmos, além de cortejos de blocos tradicionais como o Zé Pereira da Chácara, Mariana mantém a sua tradição de promover uma festa para a família com atrações para todos os gostos e idades, e resgatar os antigos carnavais. A expectativa da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio é que a cidade receba cerca de 15 mil pessoas por dia. Confira a programação
 
08/02
PRAÇA DOS FERROVIÁRIOS:
20h –  Cortejo de abertura do Carnaval com o bloco Zé Pereira e Charanga Oi'tô Tonto, saindo da Rua Wenceslau Braz.
21h – Banda Abahdá.

09/02
 
PRAÇA DOM BENEVIDES:
20h – Concentração e início do cortejo do “Zé Pereira da Chácara” com a Charanga Oi'tô Tonto

PRAÇA GOMES FREIRE:
21h – Banda Kazahara.
23h – Charanga Oi'tô Tonto.
23h30 – Banda “Candonguêro”

PRAÇA DOS FERROVIÁRIOS:
21h – Banda Cada Um E Todo Mundo.
23h – Toninho Batista e Banda

10/02

PRAÇA GOMES FREIRE:
15h – Grupo Sorriso.
17h – Grupo Só Pagode
20h – Incrível Banda
22h – Banda Zé da Guiomar
23h30 – Sabor do Samba

PRAÇA JK:
20h – Início do Cortejo do ”Zé Pereira da Chácara” com a Charanga Oi'tô Tonto, para a Praça dos Ferroviários.

PRAÇA DOM BENEVIDES:
21h – Início do cortejo do Circovolante.

RUA WENCESLAU BRAZ:
16h – Saída do Desfile da Banda dos Farrapos

PRAÇA DOS FERROVIÁRIOS:
15h – Grupo Só Pagode
17h – Sabor do Samba
21h – Grupo Pagode do Sinal
23h – Banda Kazahara


11/02

PRAÇA GOMES FREIRE:
15h – Deitando o Cabelo
17h – Sílvia Gommes
18h – Grupo de Dança Na Pegada.
19h – Tony Primo e Banda.
21h – Toninho Batista e Banda.
23h – Clérisson e Banda.

PRAÇA DOM BENEVIDES:
15h – Cortejo do Palhaço Furreca e Cia.
16h – Início do desfile do Bloco do CRIA.
17h – Início do desfile do Bloco Máfia Azul.
18h – Início do desfile dos Blocos Verde e Branco/Maromba.
20h – Início do desfile das Escolas de Samba.                                      

PRAÇA CLÁUDIO MANOEL:
19h – Início do desfile do Bloco Tubalokos.

PRAÇA DOS FERROVIÁRIOS:
15h – Banda Skactus
17h – Grupo Sorriso
19h – Banda Deitando o Cabelo
21h – Natália Nunes e Banda
23h – Banda Woodstock


13/02

PRAÇA GOMES FREIRE:
15h – Carnavalzim com o Clube Osquindô (carnaval para crianças)
19h – Gisele Couto e Banda
21h – Banda Cada Um E Todo Mundo.
23h – Grupo Samba de Sobra.

RUA WENCESLAU BRAZ:
16h – Saída da Banda dos  Farrapos.

PRAÇA DOM BENEVIDES:
19h – Início do Cortejo do “Zé Pereira da Chácara” e Charanga Oi'tô Tonto.
20h – Desfile da Escola de samba Mirim Vila do Carmo.

PRAÇA DOS FERROVIÁRIOS:
16h –Banda Brilho
17h - Grupo de Dança Na Pegada
19h –Banda Dois Zé
21h –Incrível Banda.
23h –Grupo 6 no Samba

PRAÇA GOMES FREIRE:
15h –Natália Nunes e Banda.
17h –Banda Zé da Guiomar
19h –Banda DK
21h –Banda Dois Zé
23h –Banda Abahdá.

PRAÇA DOM BENEVIDES:
16h – Início do desfile do Bloco Boqueirão
17h – Início do desfile do Bloco “Quem não guenta bebe leite”
18h – Início do desfile do “Blocahaça”
19h – Início do desfile do Bloco “Me leva que eu vou”
21h – Início do cortejo do “Zé Pereira da Chácara” e Charanga Oi’tô Tonto

PRAÇA DOS FERROVIÁRIOS:
17h – Tony Primo e Banda.
19h – Banda Samba de Sobra (carnaval para a terceira idade)
21h – Gisele Couto e Banda
23h – Clérisson e Banda.
 
 
 
Blocos “made in” BH
Ramon Lisboa/EM/D.A Press
De BH rumo ao interior, o bloco Havayanas Usadas promete esquentar a cidade na Serra do Cip (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press )


Com o tema “Bate forte, coração”, a Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro divulgou a programação completa do carnaval 2018. Este ano, o município vai receber atrações quentíssima,s com blocos famosos de Belo Horizonte, como o Funk You, Quando Come se Lambuza, Havaianas Usadas e Beiço do Wando. A festa será entre os dias 9 e 13, na Praça Ubaldina, Mercado Municipal e nas ruas do Centro da cidade. Na sexta-feira, na Praça Ubaldina a partir das 23h tem supershow com Top Swing e Ranny Reis e Banda. Já no sábado de carnaval, no Mercado Municipal, das 14h às 17h tem matinê. Mais tarde, às 19h, tem Baile da Melhor Idade e Ranny Reis e Banda; às 23h, na Praça Ubaldina, tem bloco Funk You, e logo após, União do Samba. Nas ruas do Centro da cidade, das 20h às 22h, tem fanfarra. 
E no domingo, na Praça Ubaldina, às 21h, tem desfile da Escola de Samba Unidos da Band; às 23h, o bloco Quando Come se Lambuza e show com Marcelo Henrique e Mateus, além de fanfarra pelas ruas do Centro. Segunda-feira, a folia será garantida no Mercado Municipal, com matinê das 14h às 17h; logo mais, às 19h, começa o Baile da Melhor Idade e show com Ranny Reis e Banda. Na Praça Ubaldina, às 23h, tem o bloco Havayanas Usadas e a banda Sambart. E para fechar o último dia de folia na cidade, às 21h tem desfile da Escola de Samba Unidos da Band, e às 23h, tem bloco Beiço do Wando e show com Paulinho Oliveira.

 

Mix sonoro em Abaeté

Hendrix Ribeiro/Divulgação
A expectativa é reunir cerca de 8 mil foliões por dia em Abaeté (foto: Hendrix Ribeiro/Divulgação)
 



Considerado um dos melhores carnavais de Minas Gerais, o Abaeté Folia chega à sua 12ª edição. Distante 180 quilômetros de Belo Horizonte, a cidade promove uma extensa e variada programação de shows e conta com grande estrutura em um espaço no Centro da cidade. Para quem curte a mistura de axé, samba, música sertaneja e balada eletrônica, a folia está garantida. Por lá se apresentarão quase 40 atrações de diversos ritmos musicais, sendo várias delas com destaque nacional. A festa em Abaeté ocorre de 9 a 13 de fevereiro. Nesta sexta-feira, estão programados os shows de Henrique & Juliano, Breno Rocha, Sunga De Pano, Trickster, Carol Favero, Alliance e Afonso Nunnz. No sábado, é a vez de Gusttavo Lima, KVSH, Banda Do Marcão, Unisambba, Trickster, Taina Felipe, Carol Favero, Alliance, Rodrigo B e Afonso Nunnz. No domingo de carnaval, sobe no trio É O Tchan, Os Baianeiros, Woo2tech, Trickster, Carol Favero, Alliance, Rodrigo B, Afonso Nunnz e Ricardo Trindade. Já na segundona, Dennis DJ, MC Kevinho, Matheus Luccato, Trickster, Felguk, Alliance, Rodrigo B, Octopus Live e Afonso Nunnz, e para fechar a maratona, na terça-feira tem Alexandre Peixe, Renan & Rafael, Trickster, Alliance e Afonso Nunnz.


Serviço:
• Local da festa: Rua Dr. Antônio Amador, 120, Centro, Abaeté-MG
• Informações e vendas: www.nenety.com.br

Entre serras  e batuques
Netum Lima/Divulgação
Santa Bárbara se prepara para receber o bloco Baianas Ozadas no sábado de carnaval (foto: Netum Lima/Divulgação)
 


O carnaval pelo roteiro Entre Serras oferece várias possibilidades, tanto para quem busca curtir os bloquinhos de rua quanto para quem procura tranquilidade. Em Catas Altas, toda a família poderá se divertir com as marchinhas aos pés da Serra do Caraça. A movimentação será focada no Centro Histórico da cidade, para entreter todas as idades, e à noite serão realizados shows, um diferente a cada dia. Perfeito para quem quer curtir com moderação ou mesmo para quem quiser apenas descansar e conhecer melhor a região. Já no dia 10, sábado, Santa Bárbara, famosa pela tradição dos blocos de rua, este ano conta com a participação do bloco Baianas Ozadas de BH, que se junta ao Bloco dos Ilustres para levar muito axé ao interior de Minas. Na mesma região, Caeté e Barão de Cocais são outras ótimas opções de passeio para quem é apaixonado por gastronomia, natureza e sossego.






MAIS SOBRE CARNAVAL