UAI

RM, do BTS, faz discurso em evento na Coreia do Sul

"Um pacote completo de 360 graus de música, dança, performance, narrativa, visuais e até mídias sociais", disse sobre o K-Pop

RM, do BTS, faz discurso em evento na Coreia do Sul TMJ Brazil
RM, do BTS, faz discurso em evento na Coreia do Sul
Mayra Dugaich clock 30/10/2025 10:52
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

Na última quarta-feira (29), RM, do BTS, tornou-se o primeiro artista de K-pop a proferir um discurso de abertura na Cúpula de CEOs da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC).

Segundo o Korea Herald, o cantor de 31 anos afirmou que o poder do K-pop reside em sua capacidade de ultrapassar fronteiras e conectar pessoas por meio de emoções compartilhadas.

'Gostaria de comparar a música K-pop ao bibimbap', disse RM. 'Você pega arroz, adiciona vegetais, carne e temperos, e mistura tudo essa é a parte principal. O K-pop é muito parecido. Ele pega a estética e as emoções únicas da Coreia, mas não rejeita elementos da música ocidental como hip-hop, R&B ou EDM. Todas essas partes mantêm suas identidades, mas quando misturadas, criam algo novo, fresco e delicioso.'

Vale destacar que ele descreveu o K-pop como 'um pacote completo de 360 graus de música, dança, performance, narrativa, visuais e até mídias sociais', acrescentando que seu sucesso 'não aconteceu porque uma única cultura era melhor, mas porque respeitou a diversidade e acolheu outras culturas, mantendo sua identidade coreana.'

RM relembrou as dificuldades iniciais do BTS, há 10 anos, quando tentar conseguir espaço na mídia convencional para música estrangeira no mundo anglófono era visto como um 'experimento'.

'Tentamos aparecer na TV para mostrar nossa música ao mundo, mas as portas estavam fechadas', disse ele. 'Quando dizíamos que éramos artistas da Coreia, as pessoas perguntavam: 'Vocês são da Coreia do Norte ou do Sul?' ou até mesmo: 'Onde fica a Coreia?''

De acordo com a publicação, ele atribuiu o mérito à base de fãs do grupo, conhecida como ARMY, por quebrar essas barreiras.

'A força que derrubou os muros foi o ARMY', disse ele. 'Eles usaram nossa música como um meio para conversas que ultrapassam fronteiras. Eles me deram uma voz que foi ouvida no Billboard Music Awards, no Grammy, nas Nações Unidas, na Casa Branca e agora, aqui na APEC.'

RM chamou o fandom de 'uma nova comunidade moldada pelo puro poder da solidariedade cultural e da tolerância', dizendo que continua a inspirá-lo.

'A cultura é como um rio', acrescentou. 'Ela flui livremente, às vezes se unindo em harmonia para criar algo novo. Espero que esse fluxo criativo da cultura continue em todo o mundo.'

'A cultura e as artes são uma força poderosa que toca os corações - são as mensageiras mais rápidas que disseminam a diversidade.', finalizou.

RM comenta sobre o aguardado retorno do BTS

RM falou comentou sobre o retorno do BTS com um novo álbum no próximo ano.

Segundo a Billboard, ele esteve no evento Love Your W da W Korea em Seul com j-hope e V, onde divulgou uma atualização importante durante uma entrevista para a revista nas redes sociais.

'Temos que continuar nos preparando para o álbum vamos tirar as fotos do álbum e filmar o videoclipe. Por favor, aguardem o final de março', respondeu.

J-Hope perguntou, brincando: 'Faz um tempo devemos começar a praticar dança novamente?'

'Vamos começar amanhã.', RM riu e respondeu.

Vale lembrar que após a conclusão do serviço militar obrigatório de todos os membros na Coreia do Sul, o BTS anunciou durante uma transmissão ao vivo no Weverse em julho que o grupo retomaria as atividades em 2026.

Vale destacar que o BTS lançou o último álbum completo do grupo, Proof, em junho de 2022, antes de entrar em hiato devido aos alistamentos dos membros. Além do single de 10º aniversário, 'Take Two', em 2023, o grupo se concentrou principalmente em projetos individuais, de acordo com a publicação.

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp
x