TMJ Brazil Ivan Lins celebra 80 anos com um show especial em São Paulo
Mayra Dugaich
04/07/2025 08:43
Em comemoração aos
30 anos do Tokio Marine Hall,
Ivan Lins, celebra seus 80 anos cercado por sucessos, lembranças, família e amigos, no dia
01 de agosto. A apresentação faz parte da programação comemorativa que celebra as três décadas de história do espaço, a casa mais antiga em funcionamento da cidade de São Paulo, palco de grandes nomes da música nacional e internacional, e referência em cultura, entretenimento e experiências inesquecíveis.
No roteiro de IVAN LINS 80 alguns dos seus grandes sucessos, como 'Madalena', 'Vitoriosa' e 'Lembra de mim'. No show em que comemora seus 80 anos de vida (e 55 de carreira), Ivan Lins não tem nenhuma intenção de privar seu público de entoar versos e melodias que marcaram gerações. Mas numa obra tão monumental (e tão internacional), é de se esperar que alguns 'lados B' e pérolas preferidas do artista também deem o ar da graça. Afinal, o aniversariante é ele, que garante: 'O presente será para todo o meu público e terá um gostinho especial'.
O roteiro, quase sempre agrupado em blocos, aborda alguns dos temas mais recorrentes de sua obra. Seu lado romântico, por exemplo, está representado pelos sucessos 'O amor é o meu país', 'Iluminados' e 'Ai Ai Ai Ai Ai'. Da mesma maneira, o tema dos 'relacionamentos conturbados' traz de volta aos seus shows as clássicas 'Saindo de mim' e 'A Noite'.
Outros temas recorrentes na obra de Ivan são os que versam sobre política e questões sociais. Aqui, o compositor mostra que continua ativo e sincronizado com os dias atuais ao trazer a inédita 'Meninos de Gaza', parceria com Simone Guimarães. Canção essa que se junta a emocionante 'Aos nossos filhos' e a combativa 'Cartomante', gravadas por Elis Regina e assim outro fio da meada está puxado. Afinal, a amiga que ajudou a lançá-lo foi uma de suas grandes intérpretes.
Os letristas e parceiros Ronaldo Monteiro e Vítor Martins também são celebrados. Mas este último ganha olhar especial no momento do show dedicado a canções regionais, afinal, foi Vítor, natural de Ituverava-SP, quem apresentou a Ivan o universo mais 'interiorano' pra um 'litorâneo' Ivan Lins. Com muito lirismo e vozes abertas, 'Guarde nos olhos' será entoada, seguida de uma que já se tornou tradição em festas religiosas do interior: 'Bandeira do Divino'. Nessa 'roda de viola' não pode faltar a recente 'Olhos pra te ver', gravada por Milton Nascimento e Chitãozinho & Xororó.
Mas Ivan tem muitos outros parceiros, no Brasil e no exterior. Estes serão representados por três deles: Paulo César Pinheiro, Celso Viáfora e Chico Buarque, no bloco que traz sambas como 'Porta entreaberta', 'Emoldurada' e 'Sou eu', esta última gravada com sucesso por Diogo Nogueira. A direção do espetáculo é do ator e cantor, Claudio Lins, filho de Ivan, que aposta em sua longa trajetória entre teatro e música para envolver o público numa experiência completa. 'Sem exageros cênicos, a intensão é criar uma narrativa de contextos musicais calcada na minha própria relação afetiva com a obra dele', diz Claudio, que completa: 'Queremos brindar o público com um show emocionante ao destacar sua linda relação com a música. Afinal, Ivan Lins nunca fez uma música feia'.
A afetividade também aparece em outras áreas do projeto. A direção de produção está sob responsabilidade de João Lins, empresário e também filho de
Ivan, e Carlos Costa, longo companheiro de estrada. E apesar de o próprio Ivan assinar a direção musical, ele não abre mão de receber a contribuição da sua banda base, com quem toca há muitos anos.
Ainda completam o roteiro sucessos como 'Começar de novo', 'Vieste', 'Depois dos Temporais', 'Lua soberana'. Quem estiver na plateia de IVAN LINS 80, com certeza será tocado pela beleza e magnitude de sua música, num show que promete ser inesquecível.
Confira: