UAI

Fiona Apple libera primeira música nova em 5 anos

A faixa 'Pretrial (Let Her Go Home)' já está nas plataformas digitais

Fiona Apple libera primeira música nova em 5 anos TMJ Brazil
Fiona Apple libera primeira música nova em 5 anos
x
Mayra Dugaich clock 07/05/2025 11:49
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

Fiona Apple lançou a primeira música inédita da cantora em cinco anos, Pretrial (Let Her Go Home) após assistir audiências de fiança.

Leia Mais

Segundo a Billboard, ela passou dois anos como 'observadora de tribunais', anotando e observando detalhes que a inspiraram nesta primeira música inédita.

'Vi tantas pessoas serem presas simplesmente porque não podiam pagar a fiança. Antes mesmo de serem julgadas... enquanto ainda eram presumidas inocentes.', disse em uma declaração.

Apple disse que as imagens pessoais foram compartilhadas com ela por mulheres que estiveram em prisão preventiva, presas apesar da presunção de inocência do sistema judicial, por não poderem pagar a fiança. A cantora disse em uma declaração que acompanha o vídeo que, nos últimos cinco anos, tem trabalhado como voluntária no resgate do DMV Free Black Mamas, enquanto testemunha 'as histórias de mulheres que lutaram e conquistaram sua liberdade com o apoio incansável e amoroso da liderança'.

'Espero que esta música e essas imagens compartilhadas ajudem a mostrar o que está em jogo quando alguém é afetado por um sistema que não o deixa ir', escreveu Apple. A faixa que acompanha o vídeo foi produzida pela Zealous e pela Special Operation Studios.

Vale destacar que a faixa também mostra os efeitos em cascata de mães presas sem direito à fiança, incluindo atrasos no pagamento do aluguel e filhos faltando à escola para ver a avó no hospital após uma queda, o que leva professores a ligar para os serviços de proteção à criança para relatar a ausência e as autoridades a prenderem as crianças.

Apple criou um site complementar, 'Let Her Go Home', onde os fãs podem encontrar um fundo de fiança local para contribuir, no qual ela menciona que 'todo dia, 190.600 mulheres e meninas são encarceradas nos Estados Unidos. Mais de 60.000 mulheres são detidas preventivamente, presumidamente inocentes, presas em prisões americanas simplesmente porque não têm condições de pagar a fiança. Sua renda média anual é de apenas US$ 11.000. Mais de 66% são mães com filhos menores'.

De acordo com a publicação, o site também apresenta imagens de algumas das mulheres que Fiona observou, com seus nomes e cidades de origem, bem como algumas descrições, como: 'genuíno, generoso e gênio criativo', 'resiliente, visionário e determinado' e 'assertivo, autêntico e sem remorso'.

Vale lembrar que Pretrial (Let Her Go Home) é a primeira música original de Fiona Apple desde o lançamento de seu quinto álbum, Fetch the Bolt Cutters, de 2020.

Amiga afirma que Fiona Apple está compondo novas músicas

Zelda Hallman, amiga de Fiona Apple falou sobre novos projetos da cantora. Ao ser questionada por um fã no X (antigo Twitter) sobre o novo álbum de Taylor Swift, ela respondeu que Fiona não tinha ouvido as músicas.

'Ela é super rigorosa na decisão de não ouvir o trabalho de colegas quando está compondo. Fiona está trabalhando, então não tem escutado nada', escreveu.

Vale lembrar que Fetch The Bolt Cutters, de 2020, é o álbum mais recente de Fiona.

Confira:

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp