
Ex terá que explicar por que chamou Eduardo Bolsonaro de 'bananinha'
O ator e ambientalista aproveitou o tema do samba-enredo para conscientizar seus seguidores sobre a 'violência brutal de garimpeiros e seus financiadores'
Na noite da última segunda-feira (05/02), Leonardo DiCaprio aproveitou o clima de Carnaval para relembrar a importância da preservação de terras indígenas e criticar a "violência brutal de garimpeiros e seus financiadores" contra o povo Yanomami, "que vive em relativo isolamento".
O ator e ambientalista escreveu um texto destacando o samba-enredo do Salgueiro neste ano, que homenageia Bruno Pereira e Dom Phillips, assassinados em 2022 durante uma viagem pelo Vale do Javari. O artista também cita o trabalho de uma ONG que "está entusiasmada em participar dessa celebração da resiliência e do ativismo indígena".
"O ritmo do samba pulsa para ajudar a proteger o maior grupo indígena da Amazônia que vive em relativo isolamento - o povo Yanomami", escreveu ele na legenda do vídeo.
"Durante anos, o povo Yanomami sofreu violência brutal de garimpeiros e seus financiadores. A mineração ilegal contaminou suas águas e levou a uma crise humanitária de desnutrição, malária, pneumonia e outras doenças que aumentaram as taxas de mortalidade infantil", acrescentou o astro.
DiCaprio destaca ainda o apelo do xamã e líder espiritual Yanomami, Davi Kopenawa, para que os internautas se conscientizem sobre o assunto e a importância da proteção da Amazônia para o mundo inteiro. "Queremos sua ajuda. Queremos que você defenda nosso planeta Terra, nossa saúde, nossa língua, nosso xamã, nossa sabedoria, nossa música, nossa alegria. É por isso que vocês estão escolhendo uma música muito importante para todos ouvirem", declarou.
Por fim, ele comentou sobre o desfile da agremiação carioca: "Este ano é dedicado à defesa dos Yanomami. Em meio a essa tragédia, os brasileiros convidam o mundo a se unir e celebrar a riqueza da cultura Yanomami e sua capacidade de resistência".
Confira, abaixo, o post:
Brasil já reúne indicadores para sair do Mapa da Fome da ONU
Após reportagens do Drops criticando sua gestão, TecToy lança Zeenix Pro
O mercado de apostas em 2025: expansão, regulamentação e responsabilidade
Dia do Escritor: 8 autores mineiros que marcam a literatura brasileira