UAI

Zezé di Camargo é detonado por 'imitar' movimentos de gêmeos autistas

Vídeo foi gravado no último sábado (24/06) e viralizou nesta terça-feira (27/06). Registro feito na Arena das Dunas, em Natal, no Rio Grande do Norte

Zezé di Camargo, dupla de Luciano, é detonado por 'imitar' movimentos de gêmeos autistas Reprodução/Instagram/Montagem
Douglas Lima - Especial para o Uai clock 27/06/2023 22:22
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

Um vídeo em que Zezé di Camargo, da dupla sertaneja com Luciano, aparece imitando gêmeos autistas viralizou nas redes sociais, nesta terça-feira (27/06). O cantor foi gravado no sábado (24/06) quando dois gêmeos autistas foram conhecer a dupla nos bastidores de um show na Arena das Dunas, em Natal, no Rio Grande do Norte.

Leia Mais

 

Os gêmeos Ângelo e Augusto Maia são influenciadores e acumulam mais de 100 mil seguidores no Instagram. A mãe deles, que relata o dia a dia dos dois, tem mais de 280 mil seguidores. Na gravação, Zezé imita o movimento repetitivo do homem. A gravação viralizou nas redes sociais após o influenciador digital Ivan Baron, ativista pelos direitos de pessoas com deficiência, apontar capacitismo na atitude do sertanejo.

 

"É muito problemático quando pessoas neurotípicas tentam imitar comportamentos, gestos, atitudes de neurodivergentes, na tentativa de fazer uma gracinha, piada. Por mais que seja de maneira afetuosa, isso não se faz, não é legal e é sim capacitista", disse Baron.

 

"O jeito que o rapaz faz no vídeo é a maneira que ele tem de ser expressar de forma única e particular, que só ele tem. Por isso, isso não deve ser imitado por ninguém, e, sim, respeitado", acrescentou o digital influencer.

 

Na aba dos comentários, as opiniões foram divididas. "As pessoas têm que pesquisar pelo menos o básico, ainda mais ele que é uma figura pública que atende tantas pessoas", disse uma internauta. "Esse cara é tão desrespeitoso em tudo, só ladeira abaixo", detonou outra. "Obrigada por ajudar nos autistas e dar voz a esse tipo de atitude desrespeitosa que as pessoas muitas vezes fazem sem se dar conta. Deficiência não é piada", comentou um terceiro. "Talvez não tenha sido por mal, apenas algo que precisa ser aprendido", defendeu um seguidor. "Gente sei lá, essa informação é bem específica... normalmente a gente imita o jeito do outro instintivamente para criar empatia... talvez não tenha sido por mal, apenas algo que precisa ser aprendido... nesse vídeo em particular não vi maldade", reforçou outro. "Pronto, agora o cara não vai receber mais ninguém após o show, maravilha, parabéns pelo trabalho galera!", ironizou um admirador.

 

Confira, abaixo, o  vídeo:

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp