UAI

Ana Maria Braga revela luta contra câncer em decorrência do vírus HPV

Apresentadora deu detalhes em entrevista ao Fantástico sobre diagnóstico que recebeu em 2001 e defende vacinação contra vírus do papilomavírus humano

Ana Maria Braga revela luta contra câncer em decorrência do vírus HPV Reprodução/Globo
Douglas Lima - Especial para o Uai clock 01/04/2024 08:23
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

Ana Maria Braga, de 75 anos, falou abertamente em entrevista ao Fantástico, neste domingo (31/03), sobre o câncer que teve por causa do HPV, vírus que é transmitido principalmente por via sexual.

Leia Mais

"Eu tive câncer de ânus. Quando eu consegui descobrir o que eu tinha, ele já estava adiantado, e eu tinha uma chance mínima de sobrevivência. É muito assustador", declarou, ela comentou que o tratamento foi muito doloroso e intenso, mas que foi curada.

 

apresentadora, que foi diagnosticada com câncer em 2001, também disse que nunca tinha ouvido falar sobre o vírus de três letras que, até então, ela desconhecia. "Era proveniente do HPV. Não tinha a mínima informação [sobre o que era o vírus]", afirmou.

 

Na sequência, a comunicadora reforçou que não deve haver culpa quanto ao diagnóstico. "Você não tem que se sentir culpado por ter ficado com câncer. Você não tem culpa. Porque você é uma mulher sexualmente ativa. Você é mãe, não tem como ser mãe sem ser sexualmente ativa. Eu acho que a sexualidade tem que ser encarada da forma que ela é. É uma coisa natural, feita da natureza, senão a gente não estaria aqui", destacou.

 

Ana Maria também defendeu que pais e responsáveis levem seus filhos de 9 a 14 anos para vacinação contra o HPV em postos de saúde, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A vacinação está disponível no Brasil há dez anos, no entanto, a adesão ainda é baixa, principalmente devido à desinformação.

 

Vale destacar, que a vacina também está disponível na rede privada para adultos, com custo de cerca de R$ 1 mil a dose. Pode ser tomada inclusive por quem já teve contato com o vírus.

 

"Se você tiver filhos menores, você vai estar protegendo pro resto da vida essa pessoinha que você ama. Tem agora a vacina, meu Cristo. Isso é coisa magnífica, isso é ouro puro", declarou.

"Você já imaginou alguém com câncer que falasse 'nossa se eu soubesse que tinha uma vacina eu estaria evitando tudo isso'. Se eu soubesse eu teria tomado a vacina".

Ana Maria Braga

 

Confira, abaixo, trechos da entrevista:

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp