
Pai e filha? Antônio descobre segredo bombástico de Aline em Terra e Paixão: 'Rica e poderosa!'
Quem assumia a responsabilidade pelas obras era o ator Serafim Gonzalez
Mulheres de Areia está sendo reprisada nas tardes da Globo. A novela, um remake da versão original exibida pela Tupi em 1973, cativou o público nas duas ocasiões, sendo que nas duas produções Tonho da Lua fez sucesso com suas esculturas de areia. Nos anos 70, Gianfrancesco Guarnieri interpretou o personagem, enquanto Marcos Frota assumiu o papel 20 anos depois.
Embora os atores tenham dado vida a Tonho da Lua, as belas esculturas de areia criadas pelo personagem não foram produzidas por eles. Quem assumia a responsabilidade pelas obras era o ator Serafim Gonzalez, que também participou da primeira versão da novela, interpretando o personagem Alemão. Na segunda versão, ele viveu o pescador Garnizé.
Serafim, juntamente com seu filho Daniel Gonzalez, trabalhavam incansavelmente, chegando a criar até quatro esculturas por dia para atender demandas das cenas. Eles costumavam chegar ao set três horas antes da equipe de produção. E alguns detalhes das esculturas eram finalizados em cena pelo próprio Marcos Frota.
Serafim Gonzalez falou sobre sua habilidade em esculpir areia em uma entrevista à TV Tribuna, de Santos, revelando que sua aptidão surgiu naturalmente. Ele contou que, desde que se mudou para Santos, usava a areia da praia como matéria-prima para suas criações. Inicialmente, ele esculpia obras grandes, mas deitadas, até que dominou a técnica de criar estátuas em pé.
Quando a autora Ivani Ribeiro, responsável pelas duas versões de Mulheres de Areia, viu suas esculturas, decidiu batizar a novela com esse nome. O sucesso das esculturas de Serafim foi tanto que a prefeitura de Itanhaém, onde a primeira versão foi gravada, decidiu homenageá-lo com uma estátua intitulada Monumento Mulheres de Areia, localizada na Praia dos Pescadores, cenário da novela.
Serafim Gonzalez faleceu em 2007, aos 72 anos, em sua casa no litoral paulista. Ele foi levado às pressas para o hospital, mas não resistiu. Com uma carreira repleta de participações em novelas, seus últimos trabalhos incluíram A Escrava Isaura na Record TV, Mad Maria e Belíssima na Globo, e Cristal no SBT.