UAI

10 provas de que Ivete Sangalo é a rainha do Carnaval

Em 30 anos de carreira, a cantora se consagrou como a cara da folia carnavalesca

10 provas de que Ivete Sangalo é a rainha da folia carnavalesca Reprodução/Instagram
Douglas Lima - Especial para o Uai clock 13/02/2024 08:29
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

Ao longo de 30 anos de carreira, ninguém vai negar que Ivete Sangalo é uma verdadeira rainha do Carnaval. Não à toa, a cantora comandou a abertura oficial da folia de Salvador na última quinta-feira (08/02), na Praça Castro Alves, no Centro Histórico da capital baiana.

Leia Mais

 Pelo segundo ano consecutivo, a artista abriu, oficialmente, o "abre alas" da folia carnavalesca. Ela começou a apresentação com O Mundo Vai e seguiu com Só Love Na Cabeça.

 

"Estar de volta aqui na Praça Castro Alves com Carlinhos Brown, BaianaSystem, Ilê Aiyê Aiê, ô meu Deus do céu. Eu sempre pedi a Deus, mas ele exagerou. Sou só alegria e gratidão máxima", disse Ivete em entrevista à TV Bahia, antes de subir ao trio elétrico. Vale destacar, que o diva do axé music apostou em um figurino inspirado em seu disco homônimo, lançado em 1999.

 

Veveta acabou se tornando conhecida em nível nacional no início dos anos 90, quando assumiu os vocais da banda Eva e emplacou diversos sucessos, como Beleza Rara, Arerê e Levada Louca. Em 1999, depois de fazer história à frente do grupo e vender mais de quatro milhões de discos, a baiana iniciou sua carreira solo e estourou com o hit Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim.

 

De lá pra cá, Sangalo acumulou marcas históricas e apresentações grandiosas, como gravações de DVD no Maracanã, no Rio de Janeiro, que se tornou o mais vendido no mundo, ao atingir a marca de um milhão e oitocentas mil cópias vendidas e no Madison Square Garden, nos Estados Unidos, que teve a assinatura de Nick Wickham, diretor de grandes cantores internacionais como Madonna, Red Hot Chilli Peppers e Beyoncé.

 

Confira, abaixo, 10 provas de que Ivete Sangalo é a rainha do Carnaval.

 

1 - Ivete foi a homenageada em 2017 ao ser enredo da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio no Carnaval carioca. Sangalo começou o desfile vestida de lavadeira e representando as águas do Rio São Francisco e a menina baiana de Juazeiro. Em seguida, ela trocou de roupa em plena Sapucaí. Durante todo o desfile, ela trocou de roupa e alterna entre a lavadeira e a celebridade.

2 - Em 2017, Veveta comprou todo o algodão doce de um vendedor ambulante durante o desfile do bloco Cerveja e Cia para distribuir aos foliões e convidou o rapaz, identificado como Bruno para subir no trio.

 

"Não se preocupe Bruno que a gente vai organizar esse babá. Me dê o pau que é meu. Ô Bruno, você é meu convidado para ficar aqui em cima do trio. O cara está agarrado nesse pau tem mais de 4 horas. Agora vamos fazer a conta de quantos tinham ali e pagar a Bruno", disse a artista.

Já em 2019, a beldade interrompeu o desfile no Circuito  Dodô (Barra-Ondina) para tranquilizar um ambulante que teve suas caixas de isopor quebradas durante a passagem do seu bloco. Ao perceber o desespero da moça após a quebra do isopor (usado para vender cerveja aos foliões), a cantora prometeu comprar a mercadoria e o isopor, para a vendedora não ficar no prejuízo, arrancando aplausos da multidão que cercava o trio elétrico.

 

"É você que é a dona do isopor? Não chore não que eu vou comprar seu isopor que quebrou, eu vou comprar agora. Nem chore, minha irmã, porque é assim mesmo. Eu vi, foram dois isopores enormes, cheios de cerveja. Vai ter até mais cerveja do que tinha. Fique calma. Calma que eu vou organizar aí. Calma", destacou Ivete Sangalo, que pediu para a produção levar a ambulante para o carro de apoio.

Em 2023, a estrela do axé viralizou nas redes sociais ao apartar uma confusão que aconteceu em seu trio elétrico. Um folião teve o celular roubado durante a apresentação da artista. Ivete parou a apresentação, chamou a Policia Militar e ainda orientou o rapaz a não brigar após o furto. Sangalo ainda prometeu dar um novo aparelho ao jovem.

 

"Separa aí! Separa aí! Calma, por favor. A polícia está chegando. Ei, você de blusa branca, volte. Venha cá você! Olhe para mim, não vale a pena você se expor. Lhe roubaram, não foi, meu filho? Pode deixar comigo, Polícia. O que foi que levaram? Seu celular? Venha cá que eu lhe dou um celular", acalmou a cantora ao perceber a confusão. 

3 - Se engana quem pensa que Veveta só vai em cima do trio. Acompanhada do marido, ela se disfarçou com fantasia de palhaça e curtiu a folia do Carnaval na capital baiana na pipoca em 2017 sem seguranças. A roupa era formada por uma calça branca com bolas vermelhas e suspensórios, uma blusa branca, uma gravata vermelha e um nariz de palhaço. A beldade usou bastante maquiagem, uma peruca e um óculos para dificultar a identificação dos fãs durante a festa. No anonimato, a estrela acompanhou as apresentações dos colegas Durval Lelys, Armandinho, Claudia Leitte e Xanddy, da banda Harmonia do Samba.

4 - Quis o destino que Ivete engravidasse e tivesse as gêmeas Helena e Marina, de 5 anos de idade, num sábado de Carnaval, em 10 de fevereiro de 2018. Obviamente, Veveta, teve que ficar fora da folia. Depois de dois meses, a baiana apareceu na Barra e comandou um trio elétrico para marcar sua reestreia numa espécie de Carnaval fora de época.

5 - Em 2019, Ivete Sangalo participou do programa Que história é essa Porchat?, do GNT e relembrou o encontro que teve com a cantora Cher durante uma viagem a Paris, capital da França. Ela contou ao ator e apresentador Fábio  Porchat que foi convidada para um desfile de moda e sentou ao lado da artista. "Ela sentou ao meu lado e pensei que minha carreira internacional estava consolidada!", brincou Ivete. Depois de trocar algumas palavras e sorrisos com Cher, a brasileira disparou a piada: "Cher, lá na Bahia eu faço uma música em sua homenagem… Axé(rr) Music", contou aos risos.

6 - A energia de Ivete nos palcos e nos trios elétricos é tão impressionante que a cantora já teve que vir a público desmentir num show em São Paulo boatos de que estaria usando drogas. Ivete esclareceu ao seu público qual é a substância branca que ela inala antes de suas apresentações, após um vídeo ter viralizado na internet em 2019

"Isso aqui, para quem me acompanha há 23 anos (e, a propósito não há carreira vitoriosa com 23 anos se a gente não andar dentro de uma retidão de responsabilidade e saúde, e, acima de tudo, consciência de qualidade de vida, que é uma coisa que eu tenho), então senhores, isso aqui é soro fisiológico, que está presente em todas as minhas apresentações, vocês fãs sabem disso. Isso aqui eu utilizo para que eu cante cada vez melhor para vocês".

Ivete Sangalo

7 - Sangalo parou o bloco Coruja, em 2020, para presentear uma foliã que estava com a filha pequena no circuito carnavalesco para a companha a apresentação da musa. De acordo com as informações do site G1, a estrela prometeu um ano de fraldas descartáveis para a garota.

 

Ao notar que a criança estava sem camisa, Ivete perguntou o nome da menina. "Bote uma camisa nela que está ventando, mãe. Eu estou com saudade das minhas meninas [filhas gêmeas, Marina e Helena]. Deus te abençoe, Sofia. Que você tenha uma vida linda e oportunidades", disse a cantora, de cima do trio elétrico. "Quando a gente vê umas pequenas assim, transfere logo o amor né, gente?", destacou.

 

8 - Depois de 3 anos de pandemia da Covid-19, o Carnaval de Salvador voltou a acontecer em 2023. E quem abriu a festa foi ninguém menos que Veveta. A diva do axé subiu ao trio Pipoca da Ivete, nome em alusão ao programa que ela comanda na TV Globo e emocionou o público após dois anos longe do maior espetáculo da terra.

 

"A necessidade de olhar o outro e se divertir com o outro... A pandemia fez a gente ficar nessa solidão, nessa solitude e se acostumar um pouco com isso. A gente precisa se desacostumar e se reconectar", declarou a cantora. O momento emocionante foi transmitido ao vivo na programação da emissora.

9 - Ivete Sangalo é a maior campeã do Troféu Bahia Folia, que é o prêmio de melhor música do Carnaval organizado pela TV Bahia, afiliada da Globo. A primeira vez que venceu foi em 2002, com A Festa. A última premiação foi em 2022, com Mexe A Cabeça.

 

10 - Se tratando de Sangalo, dá para passar horas citando músicas que foram hits, a exemplo de Quando a Chuva Passar, Dançando, Sorte Grande e Tempo de Alegria. Sejam as mais animadas ou as românticas, as canções da estrela sempre ficam na boca do povo. Inclusive, a baiana já tem outro grande hit para chamar de seu. Apresentada por Ivete em 15 de dezembro no single triplo ReIvete-se , em gravação feita com Ludmilla, Macetando veio crescendo ao longo de janeiro e se tornou o grande sucesso do Carnaval de 2024.

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp