
Calcinha Preta divide opiniões ao recriar Paulinha Abelha com IA
Os artistas foram grandes amigos e parceiros musicais, gravando dois álbuns juntos. Ícone do jazz e do pop americano faleceu no dia 21 de julho, aos 96 anos.
Dez dias após a morte de Tony Bennett, Lady Gaga usou as redes sociais neste domingo (30/07), para prestar um tributo ao ícone do jazz e do pop americano que faleceu em 21 de julho, aos 96 anos, em decorrência do Alzheimer (doença que causa perda de memória), diagnosticada em 2016.
Bennett e Gaga foram grandes amigos, além de parceiros musicais, juntos lançaram Cheek to Cheek (2014) e Love for Sale (2021). Com o primeiro, o cantor quebrou o próprio recorde ao se tornar o artista mais velho a emplacar um disco no topo da Billboard 200. Entre os duetos estão Lady is a tramp, I've Got You Under My Skin, Love for Sale, I Get a Kick Out Of You e Night and Day.
"Eu vou sentir saudades do meu amigo para sempre. Eu vou sentir saudades de cantar com ele, gravar com ele, conversar com ele, estar no palco com ele", escreveu a cantora no Instagram. "Com Tony, eu consegui viver minha vida em um túnel do tempo. Tony e eu tínhamos um poder mágico. Nós nos transporávamos para outra era, modernizávamos a música juntos, e dávamos nova vida a ela como uma dupla de cantores. Mas não foi um ato. Nosso relacionamento era muito real", acrescentou.
"Claro que ele me ensinou sobre música, sobre a vida no showbiz, mas também me mostrou como manter meu ânimo elevado e minha cabeça no lugar. 'Em frente', ele dizia. Ele era um otimista, acreditava em trabalho de qualidade e vida de qualidade. Além disso, havia a gratidão... Tony sempre foi grato. Ele serviu na Segunda Guerra Mundial, marchou com Martin Luther King Jr. e cantou jazz com os maiores cantores e músicos do mundo", destacou.
"Há muito tempo que luto pela perda de Tony. Tivemos um adeus muito longo e poderoso. Embora houvesse 5 décadas entre nós, ele era meu amigo. Meu verdadeiro amigo. Nossa diferença de idade não importava - na verdade, deu a cada um de nós algo que nenhum de nós tinha com a maioria das pessoas. Viemos de dois estágios diferentes da vida totalmente inspirados".
Lady Gaga
"Perder Tony para o Alzheimer foi doloroso, mas também foi muito bonito. Uma era de perda de memória é um momento tão sagrado na vida de uma pessoa. Há um sentimento de vulnerabilidade e um desejo de preservar a dignidade", disse a popstar sobre o diagnostico de Alzheimer.
"Tudo o que eu queria era que Tony lembrasse o quanto eu o amava e o quanto eu era grata por tê-lo em minha vida. Mas, à medida que isso desaparecia lentamente, eu sabia que, no fundo, ele estava compartilhando comigo o momento mais vulnerável de sua vida - estar disposto a cantar comigo quando sua natureza estava mudando tão profundamente", afirmou.
Por fim, a artista completou a homenagem ao músico dizendo que se pudesse dizer algo ao mundo, diria para que os mais velhos não fossem menosprezados. "Eu nunca vou esquecer esta experiência. Nunca vou esquecer Tony Bennett. Se eu pudesse dizer algo ao mundo sobre isso, diria para não menosprezar os mais velhos, não os deixe para trás quando as coisas mudarem. Não vacile quando se sentir triste, apenas siga em frente, a tristeza faz parte. Cuide dos mais velhos e prometo que aprenderá algo especial. Talvez até mágico. E preste atenção ao silêncio — algumas das trocas mais significativas de meu parceiro musical e eu não tinham nenhuma melodia", finalizou.
Confira, abaixo, o post:
A parceria de Lady Gaga e Tony Bennett começou em 2011, com a gravação do dueto The Lady is a Tramp, para o álbum Duets II: Great Performances. A partir daí, a amizade dos dois rendeu - além dos dois discos de estúdio já citados -, muitas apresentações ao vivo e alguns especiais de TV.
A fase final da carreira de Bennett, após o diagnóstico da doença, foi construída majoritariamente ao lado da estrela. Love for Sale foi seu último álbum, e o último show de sua trajetória aconteceu no Radio City Music Hall, em Nova York, com a participação de Gaga e um momento 'pra lá' de especial.
Quando a estrela, vencedora de prêmios Grammy e Oscar, entrou no palco, o veterano disse de forma calorosa "Lady Gaga". A artista não consegue segurar a emoção e automaticamente, abre um sorriso. "Essa foi a primeira vez que o Tony disse meu nome em um bom tempo. Eu tive que me controlar porque tínhamos um show esgotado e eu tinha um trabalho a fazer. Mas vou dizer, quando eu entrei no palco e ele disse 'É a Lady Gaga', meu amigo falou comigo e foi muito especial", declarou Gaga, em entrevista ao programa 60 Minutes, de Anderson Cooper.