UAI

Cristiano Ronaldo dorme cinco vezes por dia com método do 'guru do sono'

Especialista que trabalhou com Alex Ferguson, Carlo Ancelotti e grandes clubes europeus defende ciclos de sono de 90 minutos para melhorar o desempenho físico

Cristiano Ronaldo Reprodução Instagram
Cristiano Ronaldo adotou a metodologia de Nick Littlehales, baseada em ciclos de sono de 90 minutos e cochilos distribuídos ao longo do dia
Redação Entretenimento clock 02/07/2026 09:33
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

 

O caminho de Nick Littlehales até se tornar um dos maiores especialistas em sono no esporte começou de forma improvável. Antes de ganhar fama entre clubes de elite, ele trabalhava como vendedor de colchões e defendia a importância de um descanso de qualidade para melhorar a recuperação física e mental das pessoas. Foi essa visão que, no início da década de 1990, chamou a atenção de um dos técnicos mais vitoriosos da história do futebol.

Leia Mais

 

O encontro com Sir Alex Ferguson mudou completamente sua trajetória. O então treinador do Manchester United buscava controlar todos os aspectos da preparação de seus atletas, mas percebeu que pouco sabia sobre a qualidade do sono dos jogadores. A parceria levou Littlehales a implementar mudanças simples, porém inovadoras, como ajustes na temperatura dos quartos, escolha de colchões e travesseiros, controle da iluminação e criação de hábitos para melhorar o descanso antes de dormir.

 

Em entrevista à Sky Sports, em 2017, o especialista relembrou esse momento: "Passei de vendedor de camas a conversar com Sir Alex Ferguson e a turma de 1992 [geração histórica do Manchester United] sobre a melhor forma de se recuperar e dormir. Alex [Ferguson] era um daqueles caras que se interessava por tudo o que pudesse ajudar o clube."

 

Outro passo importante da consultoria foi a criação de um espaço para cochilos dentro do centro de treinamento do Manchester United. A prática foi rapidamente adotada por atletas da chamada "Geração de 92", como David Beckham e Ryan Giggs, e ajudou a consolidar a ideia de que o sono também faz parte da preparação esportiva. Na época, a iniciativa era considerada pioneira, já que ainda não existiam os atuais recursos tecnológicos de monitoramento do descanso.

 

O trabalho de Littlehales ultrapassou as fronteiras da Inglaterra e chegou ao Real Madrid, onde reencontrou Carlo Ancelotti e passou a orientar jogadores do elenco, incluindo Cristiano Ronaldo. O português aderiu ao método baseado em ciclos de sono de aproximadamente 90 minutos, distribuindo o descanso ao longo do dia para favorecer a recuperação física e reduzir o estresse provocado pela rotina intensa de treinamentos.

 

Sobre esse período, o consultor contou: "Fui convidado para ir ao Real Madrid porque tinha trabalhado bastante com o Chelsea, com o cientista desportivo Jack Nayler, Paul Clement e Carlo Ancelotti. Todos eles se juntaram no Real Madrid e estavam muito interessados em que eu conversasse com o elenco. Ronaldo olhou para mim e, sabendo que eu trabalhava com o Manchester United, ficou interessado."

 

A filosofia criada pelo especialista ficou conhecida como método R90. Em vez de recomendar oito horas contínuas de sono, Littlehales defende que o ideal é completar cerca de 35 ciclos de 90 minutos por semana, permitindo que eventuais noites ruins sejam compensadas nos dias seguintes. Segundo ele, "Trata-se de dormir em ciclos. Você precisa de 35 ciclos de sono por semana. Medimos os ciclos de sono em intervalos de 90 minutos. Cinco ciclos por dia totalizam 7,5 horas. Isso pode incluir três ou quatro sonos seguidos e uma soneca à tarde. O objetivo é ter, em média, cinco ciclos por dia."

 

O consultor ainda explica: "Os jogadores podem analisar a semana e descobrir como melhorar os tempos de recuperação ao longo desses ciclos. Hotéis e o estresse antes de um jogo reduzem as chances de recuperação, então precisamos pensar com mais cuidado em como vamos garantir que eles durmam bem."

 

O sucesso da metodologia fez com que Littlehales também prestasse consultoria para a Federação Inglesa, a Premier League e clubes como Manchester United, Real Madrid, Arsenal e Liverpool.

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp
x