UAI

Claudia Leitte explica troca em 'Caranguejo' e nega intolerância religiosa

Artista substituiu a referência à Iemanjá por "rei Yeshua", nome atribuído a Jesus em hebraico

cantora em foto reprodução Instagram
Claudia Leitte comenta troca de letra em 'Caranguejo' e nega polêmica
Redação Entretenimento clock 04/05/2026 13:46
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

 
cantora Claudia Leitte voltou a comentar a polêmica envolvendo a alteração da letra da música Caranguejo, que ganhou grande repercussão após o Carnaval do ano passado. Convertida ao cristianismo, a artista substituiu a referência à Iemanjá por "rei Yeshua", nome atribuído a Jesus em hebraico, o que foi interpretado por parte do público como um possível caso de intolerância religiosa.

Leia Mais


Em entrevista ao podcast "Desculpincomodar", a cantora afirmou que não imaginava que o episódio tomaria tamanha proporção e chegou a gerar até um afastamento público de Ivete Sangalo. "Eu faço isso desde que me converti ao evangelho. Tem a ver com a minha busca. Eu sempre quis Deus, sempre quis mais do que os meus olhos podem ver", explicou.

Durante a conversa, a artista destacou que o vídeo que viralizou foi registrado em 2013, classificando a repercussão recente como fora de contexto. "Foi muito estranho porque acabou o Carnaval e saiu esse vídeo de 13 anos atrás. Eu gravei em 2013. Tinha matéria paga dizendo que eu tinha feito isso agora", declarou - embora registros posteriores indiquem que a mudança na letra já havia ocorrido em outras apresentações.

Na sequência, Claudia criticou o que chamou de construção de narrativas em torno do episódio. "Essas narrativas... Eu detesto essa palavra, mas eram umas coisas estranhas, sabe? Parecia que organizaram alguma coisa para fazer isso aqui. Eu não entendi. Era só isso, só um sentimento puro", afirmou. Ela reforçou ainda que sua intenção sempre foi expressar sua fé. "A minha intenção era falar da minha fé. É igual ao que está lá no meu álbum. Eu queria cantar a emoção de ter descoberto aquilo ali, que eu adoro, que eu amo Jesus, que eu louvo Ele de coração. A minha intenção sempre foi essa", completou.

No vídeo que voltou a circular em 2025, Claudia aparece no palco interpretando Caranguejo (Cata Caranguejo). Na versão original, a letra diz: "Maré tá cheia, espera esvaziar / Joga flores no mar / Saudando a rainha Iemanjá". Já na gravação que gerou controvérsia, é possível ouvi-la cantando: "Maré tá cheia, espera esvaziar / Joga flores no mar / Saudando meu rei Yeshua".

A situação levou à apresentação de denúncias por ONGs ao Ministério Público da Bahia (MP-BA), que passou a avaliar a possibilidade de crime de racismo religioso. A mudança feita pela artista, que nasceu no Rio de Janeiro e ganhou projeção no axé music, também gerou críticas por envolver um gênero profundamente ligado às tradições dos terreiros de candomblé de Salvador.
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp
x