Vinicius Jr. exibe estilo natalino de luxo: look vale mais de R$1,6 milhão
Aos 84 anos, a atriz desabafou sobre o afastamento da televisão e revelou que segue investindo no cinema
Divulgação TV Globo
Neusa Borges usou sua participação no "Encontro com Patrícia Poeta" para expressar sua frustração com a falta de oportunidades na televisão. Aos 84 anos, a atriz afirmou: "Me aposentaram. Não me chamam para mais nada".
No início do programa, Patrícia Poeta destacou que Neusa havia sido homenageada na Calçada da Fama da Globo. "Tenho 69 anos de carreira, tinha que acontecer alguma coisa de bom na minha vida", comentou a atriz, que em seguida viu sua trajetória ser relembrada em uma retrospectiva. Ela disse que atuar sempre foi a profissão mais desafiadora de sua vida.
"Eu tô com 84 anos, mas como eu gostaria de estar trabalhando. Agora já me aposentaram. Depois de Salve Jorge [2012], me aposentaram. Não me chamam para mais nada. Mas como eu sou uma nêga tinhosa, eu falo 'não vou parar'", declarou Neusa, explicando que atualmente tem se dedicado ao cinema:
"Estou com seis filmes entrando em cartaz. Inclusive, protagonista na Itália. O Brasil não reconhece. Lá está bombando, na Itália. Aqui, eu tive duas notinhas. Uma preta protagonista num filme italiano".
A atriz também ressaltou sua paixão por minisséries, mas lamentou a percepção do mercado sobre profissionais mais velhos: "Mas, infelizmente, a gente chega numa certa idade... As pessoas pensam que morreu para tudo. Juro que eu não tenho saco para isso. Eu tenho uma família para sustentar. Se eu não trabalhar, quem vai pagar minhas contas? Eu tenho que trabalhar."
Patrícia lembrou que Neusa foi inicialmente convidada para apenas três capítulos de Escrava Isaura (1976), mas acabou conquistando o público e permanecendo até o final. "Eu comecei a trabalhar como figurante, figuração. E ganhei prêmio", contou a atriz. "Até hoje, eu ainda sou assim. Eu tô chateada, porque não me chamam [para trabalhar]", reforçou.
Além disso, Neusa comentou sobre o atraso na publicação de seu livro. "Mas agora eu tô preocupada com meu livro. Eu tô há 20 anos para lançar um livro. Eu vejo neguinho lançando livro a torto e a direito. Eu tô com um livro infantojuvenil e contos de reflexão da Neusa Borges. Eu acho que estão com medo que tenha alguma coisa demais no livro. Em 20 anos, já entrei em contato com ministra, fiz miséria. Não sai esse livro", disse.
O último trabalho de Neusa na TV foi na série "Cosme e Damião: Quase Santos", do Globoplay, que também a homenageou com um episódio da série Tributo.
Atualizações Dev do VALORANT: a Temporada 2026 chegou
Exposição internacional com corpos reais chega a BH e revela a anatomia humana
O Filme do Futuro: Você é o Diretor com o YouCine 2026
Mundo Gamer Network inicia operações nos Emirados Árabes Unidos