
Tapa na cara influenciou 'separação' de Flávia Alessandra e Otaviano
Uma pesquisa encomendada pela emissora apontou a faixa das 21h como um empecilho para o sucesso da novela
Um grupo de discussão encomendado pela TV Globo para analisar a recepção do remake de Vale Tudo confirmou uma tendência que a emissora já vinha detectando em estudos anteriores: o público brasileiro não espera mais até tarde da noite para assistir novelas. Essa mudança de comportamento tem afetado diretamente o desempenho da novela das nove.
Segundo informações da coluna de Gabriel Vaquer, no F5, mais da metade dos participantes do levantamento realizado pela emissora afirmaram que a novela está sendo exibida muito tarde. A queixa predominante é a dificuldade em acompanhar a trama escrita por Manuela Dias devido ao horário avançado de exibição.
A análise encontra respaldo nos números do Kantar Ibope. Na segunda (9) e na terça-feira (10), quando Vale Tudo foi ao ar mais cedo — às 21h15 e 20h40, respectivamente —, a audiência reagiu positivamente. Nesses dias, o folhetim alcançou seus melhores índices na Grande São Paulo, com médias de 25 pontos.
De acordo com observações internas da Globo, a curva de audiência vem se alterando desde 2024. Atualmente, o pico de televisores ligados se concentra entre 19h e 21h — faixa que anteriormente se estendia até as 22h. O fenômeno reforça a necessidade de repensar a grade de programação da emissora.
A ideia é proteger um de seus produtos mais relevantes: a novela das 21h. Com os dados levantados pelo grupo de discussão, ajustes na exibição de Vale Tudo não estão descartados, ainda que Manuela Dias já tenha entregado capítulos bastante adiantados.