
Eduardo Costa chama atenção com gestos misteriosos em show; veja vídeo
Queda de audiência da revista eletrônica estaria preocupando a alta cúpula da emissora
A Globo estuda mudanças profundas no Fantástico para tentar reverter a crise de audiência que o programa enfrenta em 2025 — a pior em um primeiro semestre desde sua criação. Entre as medidas cogitadas nos bastidores, está até mesmo a substituição das apresentadoras Maju Coutinho e Poliana Abritta, que estão à frente da revista eletrônica desde 2019.
Segundo apuração da coluna de Gabriel Vaquer, do F5, o incômodo interno é crescente. Um dos principais pontos de crítica seria o excesso de pautas voltadas ao entretenimento, mesmo quando o noticiário oferece assuntos mais densos, especialmente na área policial. Essa escolha editorial estaria, na visão de parte da produção, afastando o público tradicional do programa.
Embora negue oficialmente qualquer mudança, a emissora não descarta nos bastidores a possibilidade de uma reformulação que traga mais "frescor" ao Fantástico. A previsão é que Maju e Poliana, apesar de bem avaliadas, já completaram um ciclo. Elas são, inclusive, a dupla mais longeva do programa desde a icônica parceria entre Pedro Bial e Glória Maria, que durou quase uma década.
Os números justificam a preocupação. Se em 2022 o Fantástico marcava média de 19 pontos na Grande São Paulo, hoje oscila entre 14 e 16 — em alguns domingos, perde para o Domingão com Huck ou sofre com a concorrência do futebol na Record. No dia 1º de junho, por exemplo, registrou 14,9 pontos — o pior índice do ano.
Globo nega crise e mudanças na atração
A Globo, por sua vez, defende o programa. Em nota enviada à coluna, a emissora afirma que o Fantástico continua como “líder absoluto” de audiência e que está sempre atento a novas linguagens. Ressaltou ainda a estreia de 12 novos quadros no primeiro semestre e uma nova abertura comemorativa dos 60 anos da emissora.
Mark of The Deep é o Hades brasileiro com pitada de Piratas do Caribe. Por Pedro Zambarda
5 lugares para comer torresmo em BH
Entre Capitão Tsubasa e Fortnite, Rematch é um jogo de futebol divertido. Por Pedro Zambarda
Klara Castanho processa Fontenelle novamente e cobra R$ 5 milhões