UAI

Carnaval: 5 escolas de samba que já foram destaque nas novelas da Globo

Relembre as agremiações do Rio de Janeiro que foram utilizadas na ficção

Susana Vieira em 'Senhora do Destino' Susana Vieira em 'Senhora do Destino' - Memória Globo
Redação Observatório dos Famosos clock 11/02/2024 23:23
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

Não há duvidas nenhuma de que a união entre Carnaval e novela dá mais que certo. A folia já foi retratada em muitas obras, e não muito diferente disto, as escolas de samba da vida real também dominaram a ficção.

Leia Mais

+ Carnaval 2024: É feriado, dia normal ou ponto facultativo na sua capital? Confira

Sabendo disto, o Observatório dos Famosos reuniu uma lista com as escolas de samba, em especial do Grupo Especial do Rio de Janeiro, que já foram inseridas em tramas da Globo e se tornaram destaque. Confira:

Imperatriz Leopoldinense

A escola de samba emplacou seu clássico samba-enredo, 'Liberdade, Liberdade! Abra as Asas sobre Nós', da edição campeã de 1989, como tema de abertura da novela Lado a Lado (2012), vencedora do Emmy Internacional de 2013. A novela das seis, inclusive, foi a única a ter uma canção do gênero nos créditos.

Grande Rio

Em Senhora do Destino (2004), a trama de Aguinaldo Silva trouxe a fictícia escola de samba Unidos de Vila São Miguel, comandada pelo ex-bicheiro Giovanni Improta (José Wilker). Para as gravações das cenas, a escola de samba de Duque de Caxias foi escolhida, além do samba-enredo selecionado pelo diretor Wolf Maya, ter sido criado pelos ritmistas da agremiação.

Mangueira

A escola de samba, que é a segunda maior vencedora do Carnaval carioca, foi pano de fundo para a novela Felicidade (1991), e de Tuquinha (Maria Ceiça), fictícia porta-bandeira da escola, que foi morta durante o desfile pelo namorado ciumento, Tide (Maurício Gonçalves).

Beija Flor de Nilópolis

Em Pai Herói (1979), a trama termina em pleno Carnaval com a personagem Ana Preta (Glória Menezes), desfilando pela agremiação, e com a fuga do vilão Baldaracci (Paulo Autran), vestido de pierrô.

VEJA MAIS: Giovana Cordeiro, a Luna de 'Fuzuê', revela 'ritual' para estreia no Carnaval 2024

O post Carnaval: 5 escolas de samba que já foram destaque nas novelas da Globo foi publicado primeiro em Observatório dos Famosos.
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp