UAI

Além de Beyoncé, relembre outros artistas que mudaram letras de suas músicas

Cantora fará alteração em Heated, faixa do álbum Renaissance, por uso de termo capacitista; no Brasil, outros artistas já fizeram coisas parecidas; relembre

Reprodução / Internet Reprodução / Internet
Redação - Observatório dos Famosos clock 02/08/2022 15:57
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

Na última segunda-feira (02/08), a discussão a respeito de um termo usado por Beyoncé em uma das músicas de Renaissance, seu mais recente álbum, ganhou holofotes mundo afora. A música em questão é Heated, e o termo polêmico utilizado foi 'Spaz'.

A palavra serve para falar, coloquialmente, de uma pessoa que está 'surtando'. Porém, ela também serve para designar espasmos sofridos por portadores de paralisia cerebral. Portanto, o viés capacitista se faz presente, o que irritou muito a imprensa internacional e órgãos especializados.

No fim de tudo, em comunicado oficial, a equipe de Beyoncé anunciou que fará alterações na música. O trecho no qual a palavra está empregada é: 'Spazzin' on that ass, spazz on that ass'. Não faz muito tempo, outra cantora precisou alterar sua música para tirar a mesma palavra empregada: Lizzo, na faixa GRRRLS.

Confira outros exemplos de artistas que mudaram letras para versões mais adequadas:

O mundo mudou, isso é inegável. Contrariar isso é uma das maiores tolices existentes. O caso envolvendo Heated, de Beyoncé, e GRRRLS, de Lizzo, não são raridades. Aqui, no Brasil, podemos citar exemplos de artistas que adequaram suas letras para versões mais condizentes com a atualidade.

Criolo - Vasilhame

Nos tempos em que ainda era Criolo Doido, o rapper lançou Vasilhame, basicamente uma diss contra o álcool e as drogas - algo até irônico, se pararmos para pensar em rap. A mensagem da música, porém, vinha acompanhada de um trecho bastante incômodo, completamente fora de sintonia com o mundo de hoje e suas discussões.

O verso em questão era: 'Os traveco (termo ofensivo às travestis), tão aí, oh! Alguém vai se iludir''. Em 2016, ao lançar o disco Ainda Há Tempo, Criolo mudou sua letra, trocando o termo pejorativo para 'Universo'.

Gabriel, O pensador - Lôra Burra

A ideia de Gabriel era, inicialmente, criticar um tipo específico de pessoa com a música Lôra Burra. Mas a repercussão da música, com versos pesados e impensáveis para os dias de hoje, tornaram a canção um verdadeiro hino misógino.

O primeiro passo foi retirar Lôra Burra dos shows, seguido por uma mudança total na letra e no conceito, dando origem à música Evolução, lançada em parceria com Jade Baraldo, em uma ação com a marca O Boticário.

Lulu Santos - Toda forma de Amor

Outro exemplo de música que se adequou ao seu tempo foi Toda Forma de Amor, de Lulu Santos. A primeira versão, de 1988, trazia versos que defendia a diversidade nas relações entre as pessoas e o amor livre. Sendo assim, o verso 'Eu sou seu homem, você é minha mulher' poderia melhorar, não é mesmo?

Assim, a primeira alteração fez sua primeira aparição em 2000, em um álbum acústico de Lulu. A nova versão dizia: 'Eu sou seu homem, me diz você qual é', tornando o verso ainda mais aberto. Atualmente, é comum ver Lulu cantando algo como 'Eu sou seu homem, você é o que você quiser'.

O post Além de Beyoncé, relembre outros artistas que mudaram letras de suas músicas foi publicado primeiro em Observatório dos Famosos.
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp