UAI

Os Simpsons finalmente acaba com mistério de décadas sobre Bart

O episódio 13 da temporada 35 de Os Simpsons revisitou uma história anterior da temporada que finalmente respondeu a um grande mistério sobre Bart e Marge

Embora o relacionamento de Marge com Bart tenha sido um mistério por décadas, a 35ª temporada de Os Simpsons está fazendo um bom trabalho ao ilustrar suas surpreendentes semelhanças. No papel, a família Simpson parece seguir papéis de gênero bastante simplistas e retrógrados. Homer é um desastrado bobão, enquanto Marge é uma esposa leal que limpa suas muitas bagunças. Bart é um rebelde que não se destaca academicamente e adora travessuras e caos, enquanto sua irmã Lisa é uma criança pensativa, sensível e acadêmica. No entanto, mesmo que os Simpsons nunca envelheçam, os personagens cresceram e mudaram o suficiente para problematizar essas categorizações simplistas.

Leia Mais

Uma das histórias mais emocionantes de Bart foi quando ele salvou um ninho de ovos após inadvertidamente matar a ave que os cuidava. Enquanto isso, Lisa já foi conhecida por participar de alguns esquemas seriamente questionáveis quando sabe que não será pega.

Embora a temporada 36 de Os Simpsons possa dar um passo para trás em direção a terrenos mais previsíveis, dois episódios da temporada 35 destacaram o lado sombrio de Marge, que raramente é visto. Embora o episódio 13 da temporada 35 não tenha abandonado Marge no deserto, ilustrou um lado mais selvagem e animalístico de seu personagem e resolveu um antigo mistério da série no processo.

foto1 foto:
Redação - Observatório do Cinema clock 30/03/2024 10:00
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

A 35ª temporada de Os Simpsons prova que Bart e Marge são surpreendentemente parecidos

Por anos, os telespectadores poderiam razoavelmente se perguntar como alguém tão cautelosa como Marge criou um filho tão selvagem quanto Bart, já que os dois têm personalidades diametralmente opostas. A resposta óbvia é que as travessuras de Homer desfazem a influência positiva de Marge sobre seu filho, mas isso não é suficiente para um programa que passou mais de 750 episódios na companhia desta família.

Tanto o episódio 2 da temporada 35, A Mid-Childhood Night's Dream, quanto o episódio 13, Clan of the Cave Mom, explicaram a discrepância com uma justificativa surpreendentemente convincente e comovente. Acontece que os dois não são tão diferentes quanto pareciam.

O motivo pelo qual Os Simpsons constantemente zomba da Disney é que a série de longa data critica o sentimentalismo piegas do entretenimento familiar. Para isso, Os Simpsons raramente encerra os episódios com momentos doces de compreensão entre pais e filhos quando uma reviravolta mais cínica está disponível. No entanto, A Mid-Childhood Night's Dream e Clan of the Cave Mom provaram que Bart estava mais ansioso e consciente de seu status social do que ele deixa transparecer, enquanto Marge é mais aventureira e descontrolada do que parece. No processo, os dois episódios viram esses personagens muito diferentes crescerem e se entenderem.

Os episódios de Marge na 35ª temporada de Os Simpsons compartilham uma abordagem inteligente

Embora suas histórias fossem semelhantes, os dois episódios mantiveram os telespectadores envolvidos em suas tramas com abordagens estilísticas diferentes. Clan of the Cave Mom inclui segmentos ambientados na Idade da Pedra que ilustram as funções cerebrais primárias de Marge, enquanto A Mid-Childhood's Night Dream apresenta sequências psicodélicas que usam imagens à la Michel Gondry para navegar pelo subconsciente de Marge.

Enquanto a Era de Ouro de Os Simpsons apresentava episódios igualmente ambiciosos, como o episódio 9 da temporada 8, El Viaje Misterioso de Nuestro Jomer (A Misteriosa Viagem de Homer), e o episódio 4 da temporada 7, Bart Vende Sua Alma, esses focavam principalmente nos mundos internos de Bart e Homer.

Em contraste, ambos os episódios da temporada 35 privilegiaram a perspectiva de Marge, usando essas abordagens experimentalmente inesperadas para dar vida ao seu mundo subconsciente. No processo, o show destacou as semelhanças compartilhadas entre ela e Bart. Em Clan of the Cave Mom, a insistência de Marge de que Bart precisava superar Milhouse era mais maliciosa do que as travessuras de Bart.

Enquanto isso, em A Mid-Childhood Night's Dream, a determinação de Marge em documentar o Bounce-A-Thon de Bart foi espelhada no estresse de Bart sobre a pressão de superar a pegadinha fotográfica do ano anterior. Apesar de suas diferenças, as motivações de Marge e Bart eram em grande parte as mesmas, já que ambos buscavam segurança na aceitação.

A 35ª temporada de Os Simpsons finalmente está dando prioridade à sua heroína subestimada

Enquanto os episódios centrados em Marge da temporada 35 são uma surpresa divertida, eles têm sido muito aguardados. Nos últimos anos, trabalhos de fãs como o webcomic Marge Simpson Anime e o thread do Twitter de Raphael Bob-Waksberg sobre a vida social inexistente de Marge têm pedido por mais crescimento de personagem da heroína do show.

Como observou o YouTuber Super Eyepatch Wolf, a relativa falta de desenvolvimento de personagem de Marge tem sido questionada por fãs e críticos da série à medida que o show perdura ao longo das décadas. Quanto mais tempo Os Simpsons permanece no ar, mais perceptível se torna o foco limitado do show em Marge.

Como resultado, na temporada 35, Marge finalmente está recebendo destaque em episódios que exploram seu mundo interno. Em vez de tentar reescrever completamente seu personagem, esses episódios mostram que seu trabalho como mãe dá forma a uma vida pessoal rica à qual os telespectadores nem sempre têm acesso. Em particular, Clan of the Cave Mom reimagina a vida cotidiana de Marge como uma luta entre a vida e a morte, permitindo que o show chame a atenção para o trabalho que ela dedica à criação de seus filhos. O fato de que ela ocasionalmente exagera é um defeito que não a torna pior do que Homer ou Bart.

O episódio 13 da temporada 35 de Os Simpsons continua uma tendência positiva

Mais do que o episódio superficialmente semelhante da temporada 33, episódio 20, Marge, a Malvada, essas saídas revelam algo novo sobre a heroína e seu filho após mais de 750 episódios. Os Simpsons retrabalhou muitas histórias e detalhes de personagens ao longo das décadas, mas revelar que Marge era uma brincalhona imparável em sua juventude é o tipo de reviravolta equivocada que cria um vínculo insustentável entre ela e Bart. Não parece verdadeiro para seu personagem, então, embora possa resultar em uma aventura divertida, a história do episódio não torna o relacionamento de Bart e Marge mais crível a longo prazo.

Em contraste, os enredos de Marge e Bart da temporada 35 destacam as verdadeiras semelhanças entre os dois. Apesar de toda sua bravata, Bart anseia por aceitação social. Apesar de sua aparente timidez, Marge tem uma borda impiedosa que expõe a origem da energia rebelde de Bart e sua tendência destemida. Esses desenvolvimentos parecem orgânicos e merecidos graças aos dois episódios usarem estratégias estranhas e arriscadas de narrativa estilizada que tornam o mundo interno de Marge mais profundo e real. Assim, Os Simpsons conseguiu mostrar aos telespectadores um novo lado de um personagem que existe há mais de 35 anos, e ilustrou sua conexão com seu filho problemático no processo.

O post Os Simpsons finalmente acaba com mistério de décadas sobre Bart apareceu primeiro em Observatório do Cinema.

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp