UAI

O Problema dos 3 Corpos: Explicamos o final da ficção científica da Netflix

Série de ficção científica deixa muitas pontas soltas

A série mais recente da Netflix, O Problema dos 3 Corpos, chegou ao serviço de streaming e a adaptação de ficção científica nos deu muito o que debater.

Leia Mais

Desde física teórica até nanofibras e civilizações alienígenas, há muito para entender na série, que é da autoria dos criadores de Game of Thrones, David Benioff e D.B. Weiss, e do showrunner da segunda temporada de The Terror, Alexander Woo.

Baseada no romance de Liu Cixin, a série nos leva da Oxford atual à China dos anos 60 (via um universo de realidade virtual turbulento), enquanto um grupo de cientistas tenta entender um mundo que parece estar lentamente se desintegrando. Você seria perdoado por ainda ter algumas interrogações na sua cabeça quando os créditos finais começam a rolar, mas é aí que entramos.

Temos tudo o que você precisa saber sobre o final de O Problema dos 3 Corpos, respondendo a todas as suas maiores perguntas sobre sofons, Wallfacers e mais.

Mas cuidado: como você pode esperar, há grandes spoilers de O Problema dos 3 Corpos à frente, então prossiga com cautela se ainda não terminou a série e não quer saber o que acontece!

O Problema dos 3 Corpos está na Netflix foto:
Redação - Observatório do Cinema clock 23/03/2024 20:00
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

O final de O Problema dos 3 Corpos explicado

O final da temporada começa com um acidente de carro fatal, que mata a parceira de uma noite de Saul (Jovan Adepo) enquanto ela espera que ele ligue um táxi para ela. Saul é então entrevistado por Clarence (Benedict Wong), que acredita que os carros foram hackeados e deveriam ter como alvo Saul, e ele acha que está ligado à morte de Ye no final do episódio 7. Clarence leva Saul em um jato particular sem dizer para onde estão indo, e eles acabam na sede das Nações Unidas em Nova York.

Aqui é onde o projeto Wallfacer é lançado. Os Wallfacers são um grupo de pessoas escolhidas para fazer planos inteiramente em suas mentes para manter as estratégias de defesa em segredo dos alienígenas San-Ti. Saul é escolhido como terceiro Wallfacer, para sua surpresa, junto com um general chinês e um herói de guerra curdo. Saul, em negação, tenta desistir, mas é baleado assim que sai do prédio da ONU.

De volta ao Reino Unido, vemos que a casa de Tatiana (Marlo Kelly) foi invadida e ela recebeu um capacete de realidade virtual como presente. O pacote é deixado para ela com um bilhete com o lema dos San-Ti: 'Se um de nós sobreviver, todos nós sobreviveremos'.

Enquanto isso, o Programa Staircase está prestes a começar em Cape Canaveral, Flórida, com Wade (Liam Cunningham), Jin (Jess Hong) e um grupo de outros cientistas se reunindo para o lançamento da sonda de reconhecimento - com o cérebro de Will (Alex Sharp) dentro. É incrivelmente tenso, mas as primeiras explosões necessárias para lançar a sonda na velocidade da luz para alcançar os San-Ti acontecem sem problemas. Isso é, até que uma das cordas do paraquedas da sonda se quebra, e a cápsula sai de curso. Jin e o resto da equipe estão arrasados: sua missão falhou.

Não vimos Auggie (Eiza González) por um tempo, e isso porque ela está no México, tentando esquecer o que aconteceu no Canal do Panamá no episódio 5. Em vez disso, ela está tentando usar suas invenções para o bem, e está empregando sua tecnologia de nanofibras para filtrar água em uma vila rural que sofre com uma epidemia de disenteria.

A caminho da Inglaterra vindo de Cape Canaveral, Wade é contatado pelos San-Ti enquanto está sozinho em seu jato particular. Eles dizem que sentem muito que o Programa Staircase não tenha funcionado como queriam para conhecer Will - e ainda querem conhecer Wade. A voz dos San-Ti diz a ele que haverá um lugar para ele quando eles chegarem, pois podem ver que ele é um líder forte. Em um dos momentos mais assustadores da série, eles dizem a ele que estarão com ele para sempre e ele verá o que eles querem que ele veja até o dia em que morrer. Wade então tem uma visão da mesma contagem regressiva que Auggie viu, depois uma visão de si mesmo sem olhos.

O episódio termina com Jin e Saul bebendo em seu motel, se sentindo totalmente depressivos com o fracasso do Programa Staircase e as responsabilidades aterrorizantes de ser um Wallfacer. Clarence insiste que eles entrem no carro e saiam para um passeio, porém, e ele os leva até um pântano próximo para olhar os enxames de insetos. Os San-Ti podem pensar que os humanos são insetos, ele diz a eles, mas se os insetos fazem algo, é sobreviver.

Quem são os San-Ti? Quando eles chegarão à Terra?

Os San-Ti são os alienígenas a caminho da Terra, com quem Ye Wenjie primeiro entra em contato a partir da base militar chinesa nos anos 60. Mais tarde, descobrimos que o planeta deles, que fica a quatro anos-luz de distância, está condenado devido às condições climáticas instáveis causadas pelos três sóis que o orbitam (o titular o problema dos três corpos ). Devido à grande distância que precisam percorrer, eles estão programados para chegar à Terra em 400 anos - por volta de 2424. Quando Ye faz o primeiro contato, leva quatro anos para o som viajar até os alienígenas e mais quatro para voltar, mas eles têm a tecnologia para se comunicar mais rapidamente, então a comunicação instantânea é agora possível.

O que são sófons?

Com base na história de cada espécie, os San-Ti previram que os humanos se desenvolverão mais rápido do que eles. Quando os alienígenas chegarem à Terra, os humanos os terão ultrapassado, então o plano deles é usar 'sophons' para tentar impedir que a ciência e a tecnologia humanas progridam ainda mais. Sophons são computadores extremamente pequenos, e os San-Ti enviaram dois deles para a Terra. Os sophons podem ver e ouvir tudo o que acontece na Terra, é por isso que nada pode ser mantido em segredo dos alienígenas. Eles podem corromper experimentos, como o projeto de Vera Ye, e também podem controlar a realidade e o que os humanos veem e ouvem.

O que aconteceu com Ye Wenjie?

Depois que os San-Ti aprendem sobre a capacidade da humanidade de mentir, eles cortam os laços com Ye Wenjie (Rosalind Chao), a cientista que primeiro entrou em contato com eles, e Mike Evans (Jonathan Pryce), outro de seus leais dedicados. Ye percebe que eles a abandonaram e a consideraram sem importância quando permitem que ela seja capturada e interrogada pela organização de Wade. Quando Clarence a liberta após o interrogatório, ela viaja de volta para a China, para o local da base militar onde trabalhou 60 anos antes. Tatiana está esperando por ela - ela foi enviada para matá-la pelos alienígenas, mas Ye planejava pular do penhasco de qualquer maneira, então seu destino está selado.

O que aconteceu com Will? O Programa Escadaria foi bem-sucedido?

No episódio 2, Will é diagnosticado com câncer terminal na tireoide e recebe de dois a seis meses de vida. No episódio 5, Wade propõe a Operação Staircase, que envolverá o envio de uma sonda de reconhecimento para interceptar os San-Ti em sua jornada à Terra.

Com os alienígenas ainda estando a 400 anos de distância, como qualquer tipo de nave espacial os alcançará a tempo? Bem, é ideia de Jin usar armas nucleares para lançar a sonda, que será então propulsionada por uma 'vela de radiação' de múltiplas explosões nucleares contínuas e um paraquedas - de acordo com seus cálculos, serão necessárias 1.000 explosões para atingir a velocidade de 0,0112 da velocidade da luz. Wade quer enviar uma pessoa, mas, para atingir essa velocidade, a nave só pode carregar até 2kg - então ele quer remover o cérebro de uma pessoa e enviar isso em vez disso, com a ideia de que os San-Ti têm a tecnologia para 'reconstruir' quem se voluntariar. Jin sugere Will, já que ele já está morrendo, e ele concorda.

Will passa por um procedimento para remover seu cérebro de seu corpo, que é então congelado e colocado na nave. Wade, Jin e outros cientistas viajam para Cape Canaveral, na Flórida, para o lançamento, e as primeiras explosões são bem-sucedidas. Isso é, até que uma das cordas do paraquedas se quebra e a cápsula sai de seu curso. Isso significa que o cérebro de Will fica flutuando no espaço indefinidamente.

Quem são os Wallfacers? Por que Saul foi escolhido para se juntar a eles?

O projeto Wallfacer é lançado no episódio 8. Wallfacers são pessoas escolhidas para lutar contra os San-Ti fazendo planos inteiramente em suas mentes - eles não podem contar a ninguém, escrever algo ou compartilhar suas ideias de qualquer forma, já que a única coisa que os San-Ti não podem fazer é ler mentes, então esta é a única forma de manter estratégias de defesa ou ataque em segredo.

Saul é escolhido para ser um Wallfacer, junto com um general chinês e um herói de guerra curdo. O trio terá os recursos do mundo em suas mãos e não será questionado sobre como os usam, desde que não violem a lei internacional. Ninguém consegue dizer a Saul por que ele foi selecionado, nem mesmo o Secretário-Geral da ONU - apenas que os San-Ti acham que ele é importante. E por que eles pensam isso é uma pergunta que teremos que esperar até a segunda temporada para responder.

O Problema dos 3 Corpos está disponível na Netflix.

O post O Problema dos 3 Corpos: Explicamos o final da ficção científica da Netflix apareceu primeiro em Observatório do Cinema.

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp